one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Congresso instala comissões mistas para analisar propostas do ajuste fiscal

Criado em 19/03/15 15h56 e atualizado em 19/03/15 16h43
Por Karine Melo Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Congresso Nacional instalou na tarde desta quinta-feira (19) seis comissões mistas para analisar as medidas provisórias 664/14, 665/14 e 668/15, que fazem parte do ajuste fiscal proposto pelo governo.

As relatorias das comissões mistas ficarão com parlamentares governistas. A escolha, feita por acordo entre líderes da Câmara e do Senado, respeitou o critério da proporcionalidade de partidos e blocos.

Líder do PP na Câmara, o deputado Eduardo da Fonte (PE) será o relator da MP 664, que altera regras previdenciárias (pensão por morte, inclusive dos servidores públicos, e auxílio-doença). A proposta recebeu o maior número de emendas (517). O relator revisor será o senador Telmário Mota (PDT-RR). A presidência caberaá ao líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE).

A MP 665, que altera regras de concessão do seguro-desemprego, abono salarial e seguro defeso pago ao pescador artesanal, será relatada pelo senador Paulo Rocha (PT-PA). A deputada Gorete Pereira (PR-CE) será a relatora revisora e o deputado Zé Geraldo (PT-PA) o presidente.

“Temos clareza que a economia passa por situação difícil e precisa de ajustes. No entanto, as medidas provisórias mexem com alguns interesses, principalmente dos trabalhadores. Me propus a aceitar ser relator exatamente para mediar os interesses do governo e dos trabalhadores”, disse Rocha. Ele adiantou que vai sugerir três audiências públicas para ouvir representantes do governo, centrais sindicais e estudiosos sobre as medidas.

A MP 670/15, que prevê reajustes escalonados na tabela do Imposto de Renda, terá como presidente o deputado Afonso Florence (PT-BA). O relator será o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e o relator revisor o deputado Manoel Junior (PMDB-PB).

Para a MP 668, que eleva as alíquotas de PIS-Cofins na importação de bens e serviços, foi eleito presidente o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). O deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) será o relator.

Também foram instaladas hoje as comissões das Mps 661/14 e 663/14. A primeira autoriza o uso do superávit financeiro para cobrir despesas primárias obrigatórias. A segunda aumenta limites financeiros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) foi designado presidente da MP 661, que autoriza a União a conceder crédito ao BNDES e a destinar superávit financeiro das fontes de recursos existentes no Tesouro à cobertura de despesas primárias obrigatórias.O relator será o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG).

A comissão que tratará da MP 663, que aumenta em R$ 50 bilhões o limite de incentivos financeiros repassados pela União ao BNDES e à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), será presidida pelo deputado Baleia Rossi (PMDB-SP). A relatoria caberá ao senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).

Depois de analisadas pelas comissões especiais, as Mps serão votadas nos plenários da Câmara e do Senado. Se não forem alteradas pelos senadores, seguem para sanção presidencial. Caso sofram modificações, voltam à Câmara, que confirma ou rejeita as mudanças. O prazo limite para apreciação e votação das MPs no Congresso são 120 dias, contados a partir da data da edição. Se o prazo não for cumprido, elas perdem a validade.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário