one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conselheiros de estatais serão obrigados a apresentar declaração de bens

Criado em 19/03/15 20h14 e atualizado em 19/03/15 20h20
Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República decidiu hoje (19) que membros dos conselhos de administração e conselhos fiscais das empresas públicas e sociedades de economia mista, inclusive empregados, deverão apresentar declaração confidencial de informações (DCI). 

A declaração, com dados como a situação patrimonial, participações societárias, atividades econômica e indicação sobre atividades do cônjuge, companheiro ou parente objetiva à transparência de situações que podem suscitar conflitos de interesses e a forma como os conselheiros pretendem evitá-los.

“Eles estão em função pública. A política da empresa pública é traçada pelo Conselho de Administração. Ela é que dá norte à empresa. A diretoria executa aquilo que o Conselho de Administração decidiu”, argumentou o presidente da CEP, Américo Lacombe. A consulta sobre o tema é da secretaria executiva da Infraero. “Não tínhamos a consulta. Perguntaram e nós respondemos”, explicou Lacombe.

Atualmente, estão obrigados a apresentar o DCI, até dez dias após a posse, ministros, secretários de Estado, ocupantes de cargos de natureza especial, secretários de nível DAS 6 e 5 ou equivalentes e presidentes e diretores de fundações mantidas pelo Poder Público, autarquias, agências reguladoras, empresas públicas e sociedades de economia mista. Essa lista de autoridades está vinculada ao Código de Conduta da Alta Administração Federal.

Segundo Lacombe, os conselheiros que já tomaram posse também estão sujeitos à nova determinação. Eles serão notificados nos próximos dias e terão prazo de 30 dias para apresentar a DCI. Os que tomarem posse a partir de agora, terão dez dias após a nomeação para apresentá-la, conforme a lei que dispõe sobre o conflito de interesses no exercício de cargos públicos.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário