one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Corrupção se resolve com controle e transparência, diz presidente da AJD

Criado em 18/03/15 17h01 e atualizado em 18/03/15 17h05
Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O presidente da Associação Juízes para a Democracia (AJD), André Augusto Bezerra, ao analisar o pacote anticorrupção lançado oficialmente hoje (18) pela presidenta Dilma Rousseff, disse, em entrevista à Agência Brasil, que  ele pode ajudar no combate à corrupção, mas não resolve o problema.“Assim como a corrupção não se resolve com impeachment muito menos com governo militar, corrupção também não se resolve com um pacote de medidas”.

O presidente da AJD destacou ser fundamental, para que as medidas tenham efeito, que a sua aplicação seja efetiva. “É preciso ver como ela será aplicada. A história do Brasil mostra que a simples promulgação de leis não é suficiente para efetivá-las. Uma coisa é fazer lei, outra é efetivá-la. Como ela será aplicada pela administração pública e pelo Judiciário, isso só o tempo dirá”.

Para Bezerra, o controle e a transparência são importantes no combate à corrupção. “Na democracia, da forma prevista pela Constituição brasileira, esse controle é o controle social com participação da sociedade civil, desde a nomeação de alguns agentes públicos e políticos, como a escolha do ministro do STF [Supremo Tribunal Federal], que são nomeados hoje sem qualquer participação da sociedade civil, até a prática cotidiana da administração pública que poderia ter um controle mais efetivo da sociedade”.

Na avaliação do presidente da AJD, o ponto positivo da lei foi o fato de Dilma Rousseff escutar o chamado das ruas e dar uma resposta, chamando toda a imprensa e a sociedade. Bezerra ressaltou também que ao lançar as medidas, o governo reconheceu que os instrumentos atuais não são eficientes. “O fato de lançar uma medida contra a corrupção, é reconhecer que hoje o controle anticorrupção é absolutamente ineficiente. Esse foi o reconhecimento do governo brasileiro de que esse controle é ineficiente. Para mim, esse é o grande marco de um pacote como esse”.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário