one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


 Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Vídeo: confira discurso de Cid Gomes; crítica à base aliada resultou em queda

Criado em 18/03/15 18h55 e atualizado em 18/03/15 19h17
Por Portal EBC*

As críticas à base aliada desencadearam a demissão do ministro da Educação Cid Gomes na tarde desta quarta-feira (dia 18). "Partidos de oposição têm o dever de fazer oposição. Partidos de situação têm o dever de ser situação ou então larguem o osso, saiam do governo", disse Cid.

Confira trechos da discussão no plenário

Creative Commons - CC BY 3.0 - sonora_cid_1.mp3
Creative Commons - CC BY 3.0 - sonora_cid_2.mp3
Creative Commons - CC BY 3.0 - Cid Gomes na Câmara dos Deputados

O ex-ministro foi convocado pela Câmara em razão de uma declaração dada por ele na Universidade Federal do Pará no dia 27 de fevereiro.  "Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas".

Confira galeria de imagens


Nesta quarta, ao pedir desculpas ,Cid cobrou apoio a matérias de interesse do governo. "Partidos de oposição têm o dever de fazer oposição. Partidos de situação têm o dever de ser situação ou então larguem o osso, saiam do governo", disse Cid.

O ex-ministro Cid Gomes se dirigiu ao presidente da Casa, Eduardo Cunha. "Prefiro ser acusado por ele de mal-educado do que ser acusado como ele de achaque", disse Cid, apontado para a Mesa Diretora onde estava Cunha. Cid Gomes deixou o plenário depois de ser chamado de "palhaço" pelo deputado Sergio Szveiter (PSD-RJ) e ter o microfone cortado por Cunha.

"Achacadores"

A expressão "achacador", que provocou a polêmica e resultou em queda de Cid Gomes, tem significado ligado a furto ou roubo. Segundo o dicionário Houaiss, tem relação também com extorsão. 

* Com informações da Agência Câmara

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário