one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cunha apoia MP de reajuste do mínimo e retira projeto sobre o mesmo tema

Criado em 24/03/15 22h20 e atualizado em 24/03/15 22h34
Por Iolando Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), retirou de pauta, de ofício, o projeto de lei que prorroga até 2019 a política de reajuste do salário mínimo. A decisão foi em função de o governo ter assinado hoje (24) uma medida provisória (MP) tratando do mesmo assunto. O texto principal foi aprovado pelo plenário da Casa, mas ainda faltam ser votadas emendas e destaques à proposta.

A medida foi criticado pela oposição, que acusou Cunha de ter quebrado um compromisso público de não retirar nada de pauta sem ouvir o plenário. “Não me dobrei a ninguém. Se fosse olhar por esse lado, eu poderia dizer exatamente o contrário. O Poder Executivo é que concordou com o Parlamento e o Parlamento é que pautou a política do salário mínimo”. 

O presidente da Câmara disse ainda que havia pautado um projeto sobre a política de reajuste do salário mínimo e não uma proposta de indexação com as aposentadorias e pensões. Segundo ele, o objetivo era votar a prorrogação da lei do mínimo, mas a proposta foi contaminada pelas emendas. “Uma emenda ou várias emendas estavam contaminando o objetivo [do projeto] e não queremos que um aproveitamento de oportunidade possa contribuir para ser esse o discurso para acabar com o ajuste fiscal”, disse.

De acordo com Cunha, a MP do governo sobre a política de reajuste do mínimo é igual ao texto do projeto apresentado pela oposição, e já aprovado pelos deputados. Segundo ele, o objetivo é ter uma nova lei sobre o mínimo vigorando a partir de 1º de maio e que dificilmente o projeto da oposição teria sua tramitação encerrada até aquela data.  

Ao reclamar da posição adotada por Cunha, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), disse que o presidente da Câmara quebrou um compromisso público de que não iria retirar de pauta de votação projetos sem a aprovação de requerimentos para esse fim pelo plenário da Casa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário