one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dilma Rousseff participa da posse do presidente Tabaré Vázquez

Criado em 01/03/15 20h42 e atualizado em 01/03/15 20h45
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff durante Sessão Solene de Compromisso de Honra e Declaração de Fidelidade Constitucional (Roberto Stuckert Filho/PR)

Ao lado de outros chefes de Estado latinos, Dilma Rousseff participa da posse do novo presidente do Uruguai, Tabaré VazquezRoberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff participou na manhã de hoje (1°) da posse do novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, 74 anos. A Sessão Solene de Compromisso de Honra e Declaração de Fidelidade Constitucional ocorreu no Palácio Legislativo, em Montevidéu, e contou com a presença outros chefes de Estado, entre eles os presidentes de Cuba, Raul Castro, e do Chile, Michelle Bachelet.

Com um discurso de 20 minutos, Vázquez saudou os 30 anos ininterruptos de democracia no país. Oncologista renomado, ele foi, entre 2005 e 2010. o primeiro presidente de esquerda no Uruguai. No segundo governo, informou que dará ênfase à continuidade das políticas sociais que permitiram reduzir a pobreza a um mínima histórico.

Eleito com 53,6% dos votos, Tabaré Vázquez,  que será presidente até 2020, prometeu, durante o juramento, "desempenhar lealmente o cargo que me foi confiado e a guardar e defender a Constituição da República".

Ele sucederá o também esquerdista José Pepe Mujica no terceiro mandato consecutivo da Frente Ampla, grupo político que ajudou a aprovar projetos de lei como a legalização do abroto, do casamento de pessoas do mesmo sexo e do consumo, da produção e venda de maconha.

José Mujica ficou famoso por andar de Fusca, ter dado carona a um estranho numa estrada uruguaia  e por usar sandálias mesmo em eventos oficiais. Mujica deixa para Tabaré Vázquez um país considerado por ele mesmo como "um oásis de segurança na América Latina", conforme declarou ao jornal peruano El Comércio.

Com 3,4 milhões de habitantes  e um PIB de cerca de US$ 70 bilhões, o Uruguai depende do comércio com Brasil e Argentina, os dois maiores sócios do Mercosul.

Ontem (28), a presidenta Dilma Rousseff participou, em Colonia del Sacramento, da inauguração do Parque Eólico Artilleros, construído pelos dois países por meio de parceria entre as empresas Eletrobras e UTE/Uruguai.

De acordo com o governo uruguaio, o empreendimento custou US$ 100 milhões e será capaz de gerar cerca de 65 megawatts de energia. Parte dos investimentos foi financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina.

 

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário