one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Joaquim Levy, ex-secretário do tesouro

Imagem:

Compartilhar:

Parlamentares discutem com Levy indexador da dívida dos estados e municípios

Criado em 25/03/15 09h58 e atualizado em 25/03/15 10h12
Por Daniel Lima Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, recebe neste momento, em café da manhã, parlamentares integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para discutir as medidas fiscais que o governo vem adotando para melhorar o resultado das contas públicas.

Ao chega no ministério, a senadora Vanessa Grazziotin ( PCdoB/AM) admitiu que, entre os assuntos, deve estar a regulamentação do indexador da dívida dos estados e municípios, aprovado ontem (24) na Câmara dos Deputados.  A parlamentar disse que a reunião já estava marcada antes da sessão de ontem, na Câmara, quando foi aprovado um projeto que obriga a presidenta Dilma Rousseff a regulamentar em até 30 dias a troca dos indexadores das dívidas de estados e municípios com a União.

“Não é um momento fácil. Precisamos ter isso claro, que não é um problema de governo. Isso é um problema de Estado. É um problema de mundo. Dizer que é um delírio do governo federal afirmar que estamos sofrendo uma influência da crise internacional é um absurdo. Alguns países sofreram antes, nós estamos sofrendo agora.  Não é a primeira vez que o Brasil passa por isso e não é o primeiro governo também", disse a senadora.

Grazziotin destaca que só com o diálogo será possível encontrar os caminhos que devem ser adotados para um ajuste fiscal já que há um consenso entre a oposição e a situação sobre a necessidade dos ajustes.

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) elogiou a iniciativa do ministro Joaquim Levy de convidar os parlamentares para discutir as questões da economia. Ele admitiu também que um das questões a serem tratadas é a questão do indexador.

“Acho que a pauta federativa é também importante. Eu conversei com o ministro Levy na semana passada. A questão do ICMS, que começou com a guerra dos portos, e o comércio eletrônico vai prosseguir. O que aconteceu ontem reitera isso. Os estados e os municípios estão em uma situação muito difícil”, argumentou. Na avaliação de Delcídio é inegável que sem uma solução para a dívida desse entes praticamente fica inviabilizada a gestão pública.

“Os estados não tem como investir em saúde, educação e infraestrutura, por exemplo. Então é uma questão que merece uma atenção especial. Esse assunto pacto federativo vai voltar novamente à tona e será tratado, não tenho dúvidas”.

O senador Fernando Bezerra (PSB-PE) disse que espera um “café gostoso” preferiu não entrar no assunto a ser tratado com Levy. O parlamentar não quis falar sobre a expectativa dele sobre a reunião, mas admitiu que espera discutir com ministro Joaquim Levy a votação sobre o indexador da dívida dos estados. Já o senador José Pimentel informou afirmou que esse é um assunto já resolvido.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário