one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Senado define presidências de comissões permanentes na próxima semana

Criado em 04/03/15 20h48 e atualizado em 04/03/15 23h31
Por Mariana Jungmann Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Os senadores Romário e Maria Amélia durante o Seminário do Dia Mundial de Doenças Raras, na Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os senadores Romário e Ana Amélia comandarão, respectivamente, as comissões de Educação, Cultura e Esporte e Agricultura e Reforma AgráriaMarcelo Camargo/Agência Brasil

Um mês após o início da nova legislatura, as eleições para os presidentes das comissões permanentes do Senado ainda não foram concluídas. Até o momento, apenas seis das 11 comissões oficializaram os nomes de quem as comandará pelos próximos dois anos. A lista de presidentes deve ser completada na próxima semana.

Hoje (4), foram eleitos os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP) para presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Romário (PSB-RJ) para a da Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) e Ana Amélia (PP-RS) para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A senadora Ana Amélia anunciou para a próxima semana uma audiência pública para tratar das demandas dos caminhoneiros.

Também já foram definidos os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Paulo Paim (PT-RS) e Otto Alencar (PSB-BA) para as presidências das comissões de Ciência e Tecnologia (CCT), Direitos Humanos (CDH) e Meio Ambiente (CMA), respectivamente.

Na próxima semana, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) deverá ser eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), conforme indicação do partido. Também deve ocorrer a eleição do senador Delcídio Amaral (PT-MS) para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Delcídio disputava com a senadora Gleisi Hoffmann (PR) a indicação do partido. Hoje à tarde, os dois entraram em acordo e Gleisi será indicada para vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Ao PMDB caberá as indicações para presidência da CCJ, Comissão de Infraestrutura (CI) e Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O partido deve anunciar na próxima semana os nomes dos candidatos aos cargos, de modo que as comissões comecem a funcionar.

As indicações partidárias para os nomes que presidem as comissões obedecem ao critério da proporcionalidade. Os partidos escolhem os colegiados que desejam comandar de acordo com o tamanho das bancadas. Mesmo assim, os nomes indicados precisam passar por votação dos demais membros das comissões.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário