one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Terceirização: saiba quais são os próximos passos da tramitação do projeto

Criado em 23/04/15 11h02 e atualizado em 23/04/15 15h39
Edição:Portal EBC

Nesta última quarta-feira (22 de abril), a Câmara dos Deputados aprovou, em Plenário, mudanças no projeto de lei que regulamenta as atividades de terceirização no Brasil. As chamadas emendas aglutinativas passaram após polêmicas, protestos e suspensão de algumas sessões como as dos dias 14 e 15 de abril.

Deputados em votação do Projeto de Lei 4330/04
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputados em votação do Projeto de Lei 4330/04

Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

A proposta que buscava expandir a terceirização para atividades-fim e não apenas meio (entenda os detalhes da mudança) foi aprovada por 230 votos a favor e 203 contra. Já a proposta que estende a atividade para setores para administração pública teve 257 votos a favor e 38 contra. Também foi aprovada a proposta que diminui a “quarentena” de pessoas que saiam de um trabalho e passem a prestar serviço como terceirizado. Pela proposta, o funcionário pode voltar à empresa como terceirizado após 12 meses e não 24 como estava previsto.

Após a votação desta quarta-feira (22), o projeto segue para o Senado, onde será analisado (ainda não há previsão de data). Se os senadores mudarem algum ponto do texto, a matéria volta a ser debatida na Câmara. Se o Senado manter o texto como está e aprová-lo, ele vai para sanção presidencial. 

Se Dilma vetar algum ponto da proposta, ela volta para ser apreciada em sessão conjunta do Congresso, que pode manter os vetos ou derrubá-los (ou seja, fazer valer o texto aprovado na Casa). Se Dilma sancionar (aprovar) o projeto, ele passa a valer como lei trinta dias após a publicação em Diário Oficial.

Leia também: entenda o projeto da terceirização

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário