one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Participantes da mesa-redonda Conjuntura e Conservadorismo: Beijinho no Ombro pros Intolerantes debatem a redemocratização da comunicação

Imagem:

Compartilhar:

Debate avalia atuação do governo na redemocratização da comunicação

Criado em 12/04/15 18h39 e atualizado em 12/04/15 18h49
Por Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante

Integrantes de movimentos sociais e especialistas, em debate hoje (12), disseram que o governo da presidenta Dilma Rousseff falhou ao não tratar da redemocratização da comunicação. Essa foi uma das principais colocações manifestadas pelos participantes da mesa-redonda Conjuntura e Conservadorismo: Beijinho no Ombro pros Intolerantes, que integra o conjunto de debates da Jornada pela Democracia: Debates, Ideias, Contraponto.

Segundo o ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência Paulo Vannuchi, o governo precisa fazer um balanço do que está acontecendo em duas atividades distintas: primeiro, analisar a atuação da direita e, depois, fazer um balanço dos erros que fizeram o atual panorama político chegar a esse ponto e corrigi-los. “Um dos erros dos governos Lula e Dilma talvez tenha sido não mexer nada na redemocratização da comunicação. É preciso mexer no marco regulatório, mas, antes, gerar esse ambiente nas mobilizações sociais”, disse.

Vannuchi é membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos, e diretor do Instituto Lula. Segundo ele, a presidenta Dilma ganhou a eleição porque abriu "dez minutos" para conversar com a população. “Depois das eleições fecharam-se os dez minutos, a mídia foi em cima e o governo baixou a guarda, o PT [Partido dos trabalhadores] baixou a guarda. O governo precisa mexer na sua base e fazer um time defensivo para não permitir que os projetos das terceirizações e da maioridade penal passem, não pode deixar prosperar. E não vai ter uma reforma política de boa qualidade nesse contexto”, disse ele, ao abordar a composição do Congresso Nacional.

Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, o monopólio dos meios de comunicação também é uma forma de censura, à medida que impõe sempre a veiculação das mesmas opiniões, ainda que em canais diferentes, por pertencerem à mesma empresa.

Sobre as manifestações que ocorrem hoje em todo o país, a psicanalista Mari Rita Kehl comentou que muitas pessoas portam cartazes sem saber efetivamente o que estão pedindo. “Desde o governo FHC [Fernando Henrique Cardoso] vem mais suavemente, mas, no governo do PT, é que houve a diminuição da desigualdade. Isso não entra na pauta, não é levado em consideração por quem está na rua, que não leva em conta o ganho”, disse.

Para Maria Rita Kehl, as pessoas agem como se o PT tivesse inventado a corrupção. “Fico decepcionada com a corrupção dentro do partido que sempre apoiei. Mas aquela opinião que na ditadura militar não tinha corrupção não é verdadeira. Era muito diferente na época, não tínhamos imprensa livre. Me impressiona essa falta de informação. A população é muito mal politizada.”

A Jornada pela Democracia ocorre até as 21h e é transmitida pela internet.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário