one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Presidente de CPI diz que depoimento de Vaccari não teve o resultado esperado

Criado em 09/04/15 20h26 e atualizado em 09/04/15 21h06
Por Iolando Lourenço Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O depoimento do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, não teve o resultado esperado. A avaliação é do presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que não ficou satisfeito com a falta de respostas de Vaccario tesoureiro.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobrás, deputado Hugo Motta, durante depoimento da ex-presidenta da Petrobras Graça Foster (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Para o deputado Hugo Motta, as acareações serão inevitáveisMarcelo Camargo/Agência Brasil

Hugo Motta disse que o trabalho da comissão é aprofundar cada vez mais as investigações para chegar aos culpados pelo desvio de recursos da estatal do petróleo.

Vaccari conseguiu um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para ficar calado e não responder perguntas dos deputados da CPI. Para Hugo Motta, a medida prejudicou o depoimento. “Ele [Vaccari] chegou com habeas corpus do STF, com direito até de ficar calado. Por isso, não estava obrigado a responder perguntas nem de falar a verdade. Acredito que, de certa forma, isso foi fator determinante para que o depoimento não tivesse o resultado esperado”.

O presidente da CPI disse que as acareações entre depoentes para verificar quem fala a verdade serão inevitáveis no decorrer dos trabalhos da comissão.  “Acredito que as acareações são invitáveis até para que a comissão possa atingir os resultados esperados”, afirmou. “O que nós temos que fazer é aprofundar as investigações para ver quem está mentindo, alguém está faltando com a verdade. Se alguém está dizendo que ele participou e ele está dizendo que não participou tem alguém que está faltando com a verdade no meio dessas discussões”, acrescentou Motta.

O presidente da CPI classificou como um "incidente triste” soltar ratos no plenário da comissão após a entrada do tesoureiro do PT. “Não podemos permitir fatos como esse no Parlamento. Entendemos que foi um incidente infeliz. Tomamos as providências necessárias para que eles não voltem a ocorrer”, afirmou. “De maneira figurativa, poderiam soltar leões lá dentro que não interromperíamos os trabalhos, porque nada nos tirará do foco das investigações”.

O deputado Hugo Motta informou que continuará defendendo o aprofundamento das investigações e das denúncias. “Continuaremos firmes e fortes no aprofundamento das investigações, de modo a identificarmos os verdadeiros ratos que desviaram recursos da Petrobras e prejudicaram a empresa”, concluiu Motta.

Na próxima semana, a CPI tomará o depoimento de Augusto Mendonça, da empresa Toyo Setal. Ele será o primeiro representante de uma empreiteira a comparecer à CPI. Na semana seguinte, a CPI ouvirá o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Sobre os roedores soltos na CPI, os deputados Ricardo Izar (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais, e Laudivio Carvalho (PMDB-MG) pediram a guarda dos animais ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário