one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Câmara retoma votação da reforma política pelo financiamento de campanhas

Criado em 27/05/15 19h46 e atualizado em 27/05/15 19h58
Por Iolando Lourenço Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Câmara retomou, na noite de hoje (27), a votação de regras sobre o financiamento de campanhas eleitorais, interrompida na madrugada desta quarta-feira após a rejeição de emenda aglutinativa que previa o financiamento de empresas e pessoas físicas a partidos e candidatos. Os dispositivos em analise fazem parte da proposta de emenda à Constituição (PEC 182/07) que trata da reforma política e das PECs apensadas a ela.

A retomada dos trabalhos foi marcada por polêmica e disputas políticas, uma vez que alguns partidos questionaram o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de retomar a votação da reforma política pelas regras de financiamento das campanhas. O líder do PT, deputado Sibá Machado (AC), argumentou que ontem (26) tinha sido feito um acordo entre os líderes, de que, votada a emenda aglutinativa sobre o financiamento, se encerrariam as votações sobre as regras de financiamento. “Fizemos um acordo para a votação da emenda sobre financiamento, e no nosso entendimento ele foi quebrado”.

Diante da polêmica em torno de novas votações sobre o financiamento de campanhas, Cunha suspendeu a sessão e fez reunião com os líderes em busca de entendimento para prosseguir a votação. Acordo fechado, as lideranças voltaram ao plenário e retomaram as votações. A primeira votação, que já está acontecendo, é de uma emenda aglutinativa apresentada pela líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), que prevê a doação de pessoas físicas aos partidos, segundo limites a serem estabelecidos em lei. Para ser aprovada a emenda precisa de 308 votos favoráveis.

Se a emenda não for aprovada, nova emenda sobre o financiamento será votada, e se nenhuma proposta for aprovada continuam valendo as atuais regras de financiamento de campanhas. Depois de encerrada a votação do financiamento, os deputados passarão a votar outros temas da reforma: fim da reeleição para cargos executivos, tempo de mandato, coincidência ou não de eleição, cota para mulheres, fim das coligações nas eleições proporcionais, voto obrigatório  e dia da posse do presidente da República, que atualmente ocorre no dia 1º de janeiro.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário