one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Comissão da Câmara adia novamente votação do relatório da reforma política

Criado em 19/05/15 13h05 e atualizado em 19/05/15 13h38
Por Yara Aquino Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A votação do relatório da reforma política na comissão especial da Câmara dos Deputados foi adiada novamente e deve começar na próxima segunda-feira (25). A mudança foi informada pelo presidente da comissão, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que reabriu os debates na comissão e disse que nada será decidido sem a garantia de ampla discussão dos temas da reforma.

Segundo Maia, houve uma reunião na manhã de hoje (19) e foi feito acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que o relatório não seja levado a plenário sem que haja votação na comissão especial. Maia espera começar a votação na tarde de segunda-feira (25) e finalizar na terça-feira (26). "O presidente não avocará o plenário sem a aprovação na comissão. Isso está ajustado", disse Maia. Ontem (18), Cunha defendeu levar a proposta diretamente para apreciação do plenário, na próxima semana.

O relator da proposta de reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), disse que as críticas feitas ontem por Cunha ao seu parecer foram desrespeitosas e contou sobre o resultado da reunião de líderes com o presidente da Câmara. “Chegamos a um entendimento de as lideranças discutirem e debaterem para ver se formamos um consenso maior, além do que já temos na comissão de reforma política para, a partir de segunda, podermos votar um relatório que tenha viabilidade para ser aprovado e para melhorar nosso sistema eleitoral", disse.

No relatório do deputado Marcelo Castro é proposto o sistema eleitoral chamado distritão, em que é eleito o candidato mais votado em estados e municípios, independentemente do partido de filiação, além do fim da reeleição para os cargos do Executivo.

Durante os debates na comissão especial, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) disse que o PT tem posição contrária a adoção do distritão e vai apoiar o sistema de voto distrital misto. Ele argumentou que é necessário um sistema que reforce a atuação dos partidos e o distritão vai estimular a individualização das eleições. "Aceitamos uma composição do voto distrital misto porque ele garante a representação dos distritos mas, ao mesmo tempo, mantém a representação proporcional garantindo a possibilidade de que as as ideias minoritárias estejam representadas no parlamento", disse.

“Vamos defender o voto distrital misto. Rejeitamos o financiamento das empresas. É necessária uma reforma política de caráter democrático e participativo”, disse.

Representantes da bancada feminina da Câmara e do Senado também se manifestaram durante a reunião e defenderam a inclusão de proposta de paridade de gênero na reforma política. Elas querem cota de, no mínimo, 30% das cadeiras do Legislativo para as mulheres.

Entre os pontos do relatório de Marcelo Castro está a manutenção do atual sistema misto de financiamento de campanhas, incluindo a possibilidade de arrecadações públicas e privadas. Pede, no entanto, a proibição de doação de empresas diretamente para candidatos e um teto de doação para qualquer fonte privada, que será definido por lei. A proposta também põe fim às coligações proporcionais, prevendo apenas coligação nas eleições majoritárias para cargos de prefeito, governador, senador e presidente da República.

Após ser apresentado, no dia 12, o relatório foi alterado duas vezes por Castro para mudar a duração do mandato de senador que agora está proposto em cinco anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário