one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Empreiteira Engevix é acusada de improbidade administrativa por desvio de recursos em contratos da Petrobras

Imagem:

Compartilhar:

Justiça abre primeira ação cívil contra empreiteira investigada na Lava Jato

Criado em 28/05/15 20h11 e atualizado em 28/05/15 20h32
Por Agência Brasil Edição:Maria Claudia

A Justiça Federal em Curitiba abriu hoje (28) ação civil contra a empreiteira Engevix e os seis investigados na Operação Lava Jato por improbidade administrativa. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) para cobrar R$ 38,4 milhões pelos supostos desvios de recursos em contratos da Petrobras. É a primeira ação civil aberta contra empresas investigadas.

Na decisão, a juíza Gisele Lemke, titular da 2ª Vara Federal de Curitiba, entendeu que as imputações mínimas para o prosseguimento da ação justificam a abertura da ação cível, que tramita paralelamente às ações penais comandadas pelo juiz federal Sérgio Moro.

“Conforme precedentes jurisprudenciais, em se tratando de ação civil pública, basta que o autor faça uma descrição genérica dos fatos e imputações dos réus, sem necessidade de descrever em minúcias os comportamentos e as sanções devidas a cada agente”, decidiu a juíza.

Em defesa encaminhada ao processo, a Engevix argumentou que não tinha conhecimento de que os recursos pagos às empresas operadas pelo doleiro Alberto Youssef eram destinados a políticos.

Os advogados também afirmaram que não houve dano ao erário, porque a acusação não apontou que os valores eram oriundos de desvios da estatal.

A força-tarefa que atua nas investigações da Operação Lava Jato já conseguiu bloquear na Justiça quase R$ 1 bilhão de quatro empreiteiras acusadas de desviar recursos da Petrobras.

Até o momento, além do bloqueio de 153,9 milhões, da Engevix, o MPF também já conseguiu decisões favoráveis na esfera civil contra a Galvão Engenharia (302,5 milhões) e Camargo Corrêa (241,5 milhões).

O cálculo dos valores é baseado em depoimentos de delação premiada de investigados, além de multa civil de três vezes o valor do desvios. Segundo os delatores, o pagamento de propina correspondia a 1% dos contratos assinados com a Petrobras.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário