one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Oposição pede ação contra Dilma por atraso de repasse da União a bancos públicos

Criado em 26/05/15 20h41 e atualizado em 26/05/15 20h56
Por André Richter - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Partidos de oposição protocolaram hoje (26), na Procuradoria-Geral da República, representação contra a presidenta Dilma Rousseff. O PSDB, Democratas, Solidariedade e PPS acusam o governo de irregularidades financeiras devido a atraso nos repasses de recursos da União para bancos públicos.

O fato envolve pagamentos feitos pelos bancos públicos a beneficiários de programas sociais e benefícios trabalhistas com recursos próprios, devido a atraso nos repasse da União às instituições bancárias. Para a oposição, as operações configuraram crime contra as finanças públicas. O caso já é avaliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O governo sustenta que os pagamentos feitos pelos bancos públicos não configuram operação de crédito entre o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, como entendeu o TCU, durante julgamento realizado em abril.

Em entrevista concedida após a decisão preliminar do tribunal, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, alegaram que a prática ocorre desde 2001, e que, durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva tal movimentação nunca foi questionada, portanto, não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário