one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parecer sobre Fachin não representa posição do Senado, diz Renan

Criado em 08/05/15 18h12 e atualizado em 08/05/15 18h46
Por Camila Maciel Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje (8), na capital paulista, que o parecer da consultoria jurídica do Legislativo, que reforça a tese de ilegalidade na indicação do advogado Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF), não representa a posição da Casa.

“É uma posição individual. Ninguém substitui o Senado, nem mesmo o presidente. O Senado fala por deliberação dos seus senadores”, declarou, após participar de reunião com o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

A posição foi expressa também em nota publicada no site da Presidência do Senado. O texto acrescenta que o documento “se trata de opinião pessoal do signatário”. O parecer foi feito a pedido do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Segundo a assessoria de imprensa de Ferraço, ele distribuiu a nota técnica aos 53 membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O parecer, assinado por João Trindade Cavalcante Filho, aponta que Fachin exerceu a advocacia privada enquanto era procurador no Paraná, o que é vedado pela Constituição paranaense desde 1989.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, minimizou ontem (7) os possíveis efeitos da nota técnica. Segundo ele, Fachin já havia explicado que, quando prestou concurso para a Procuradoria, o edital informava sobre a possibilidade do exercício de advocacia.

“Pode haver uma discussão jurídica, mas as cautelas tomadas pelo professor Fachin e pelos concursados mostram que não existe situação que o desabone para o exercício funcional. De uma pessoa que agiu com todas as cautelas e com a mais absoluta lisura ao longo de sua vida profissional, não se pode ter dúvida”, disse o ministro.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário