one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da OAB, Marcus Vinicius Coêlho

Imagem:

Compartilhar:

Presidente da OAB afirma que Fachin não exerceu advocacia irregularmente

Criado em 08/05/15 19h15 e atualizado em 08/05/15 19h36
Por André Richter Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho afirmou hoje (8), por meio de nota, que o jurista Luiz Edson Fachin, indicado para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF),  exerceu advocacia legalmente durante o período em que foi procurador do estado do Paraná.

O presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, fala à imprensa após encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com presidentes das seccionais da OAB (José Cruz/Agência Brasil)

Para Marcus Vinícius Furtado Coelho, Fachin não estava impedido de advogarJosé Cruz/Agência Brasil

O posicionamento do presidente da OAB foi motivado por uma nota técnica emitida esta semana pela Consultoria Legislativa do Senado. De acordo com o documento, Fachin violou a lei ao exercer duplamente advocacia privada e as funções de procurador do Paraná.

Segundo Marcos Vinícíus, Fachin não estava impedido de exercer a profissão, pois não é vedado a procurador de estado advogar, exceto em causas em que atue contra o órgão que paga sua remuneração.

“O jurista Luis Edson Fachin exerceu regularmente a advocacia privada no período em que foi procurador do estado do Paraná, nos termos da lei federal de regência e respaldado por prévia e expressa autorização da OAB, anotada em sua carteira funcional, ocasião em que ficou registrado apenas o impedimento de atuar contra o Estado-membro, inclusive diante da Constituição local."

Na nota, Marcus Vinicius reiterou que o jurista tem todos os requisitos para ocupar cargo de ministro do Supremo. A sabatina de Luiz Edson Fachin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado está marcada para quinta-feira (14).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário