one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Senado e Câmara definem pauta comum de prioridades

Criado em 21/05/15 15h44 e atualizado em 21/05/15 15h43
Por Karine Melo Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Um dia após um encontro que reuniu governadores de todos os estados no Congresso Nacional, os presidentes da Câmara , Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) cumpriram a promessa de juntar esforços em prol de uma pauta comum prioritária.

Além de uma Lei de Responsabilidade das Estatais, a lista anunciada nesta quinta-feira (21) inclui o Código do Usuário dos Serviços Públicos, segundo o presidente do Senado, desde as manifestações de junho de 2013, uma das principais reclamações da sociedade diz respeito à péssima qualidade dos serviços públicos. Há também a convalidação dos investimentos com estímulos fiscais, a mudança nas regras do rito de tramitação das medidas provisórias, e a mudança do indexador das dívidas dos estados, que permite a utilização de 70% dos depósitos judiciais e administrativos, as três propostas já aprovadas no Senado ganharam o compromisso de celeridade na Câmara.

Outro compromisso assumido pelas duas Casas foi a apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 172/12 , que veda a transferência de encargos sem os recursos correspondentes. A expectativa dos dois presidentes é que a PEC mude o paradigma em relação aos entes federados.

A agenda na Câmara e no Senado contempla ainda um projeto que estabelece responsabilidade para o medidor da tarifa de energia na agricultura . “Essa é sem dúvida, uma resposta do Legislativo para o tarifaço que nós vivemos no Brasil e protege a produtividade da nossa agricultura que mais do que nunca tem sido estratégica para o país,” avaliou Renan.

Ainda durante a reunião, ficou definida a instalação de uma comissão mista tratar de dispositivos constitucionais que dependem de regulamentação. No ano passado a mesma comissão fez a proposta que deu aos trabalhadores domésticos os mesmos os diretos dos demais trabalhadores como a obrigatoriedade do pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), aprovado recentemente pelo Congresso .

O andamento dessa agenda comum será acompnhado por uma comissão mista formada pelos senadores José Serra (PSDB-SP) e Romero Jucá (PMDB-RR) e pelos deputados André Moura (PSC-SE) e Danilo Fortes (PMDB-CE).

  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário