one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lança campanha Bebeu, Perdeu, que pretende alertar sobre o consumo de álcool, cuja venda é proibida para adolescentes em todo o país

Imagem:

Compartilhar:

Cardozo lança consulta pública sobre propostas de combate à corrupção

Criado em 08/06/15 19h36 e atualizado em 08/06/15 19h43
Por Mariana Jungmann Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lançou hoje (8) consulta pública para receber sugestões de organizações, entidades e pessoas físicas para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. A consulta foi apresentada após reunião com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que reúne representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário.

Segundo Cardozo, “o campo da consulta visa a abarcar tudo aquilo que diz respeito e possa melhorar o nosso sistema na parte punitiva ou na parte investigatória”. O grupo de trabalho criado pela presidenta Dilma Rousseff para debater ações nesse sentido realizou audiências públicas e reuniões com órgãos relacionados ao assunto e formulou uma proposta, que agora será submetida à consulta pública para receber sugestões da sociedade.

Ainda de acordo com o ministro, a ideia é receber propostas sobre prazos para que os processos sejam mais eficientes, o que pode ser feito para que o dinheiro desviado em corrupção seja recuperado, como integrar melhor a estrutura estatal para combater esse delito, e discutir se devem ser criadas varas específicas ou tribunais específicos para processar agentes públicos envolvidos nesses casos.

“O objetivo é aperfeiçoarmos os processos judiciais e administrativos para apuração e punição de pessoas que praticam atos de corrupção e improbidade administrativa. Há uma sensação muito forte e até real na sociedade brasileira de que há uma impunidade em decorrência desses delitos. Por isso, é necessário agilizar as investigações e uma estrutura de Estado que dote o Estado brasileiro de condições de poder investigar e punir aqueles que praticam esses atos ilícitos”, explicou o ministro.

A consulta pública ficará disponível até o dia 8 de julho no endereço http://participacao.mj.gov.br/anticorrupcao , onde os interessados farão um cadastro para poder opinar. No site, eles terão acesso a diversas propostas para a prevenção e combate à corrupção e poderão fazer sugestões sobre elas. Ao fim, as propostas poderão se transformar em projetos de lei, que serão encaminhadas ao Congresso, ou virar medidas administrativas a serem colocadas em prática pelos órgãos competentes.

O Grupo de Trabalho, que faz parte do gabinete de gestão integrada, é formado por representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Ministério da Justiça (MJ), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Durante a entrevista coletiva, Cardozo defendeu ainda a reforma política, como “a mais importante das reformas”, mas criticou a proposta que está sendo votada na Câmara e que permite financiamento empresarial para as campanhas eleitorais.

“Acho que a reforma política é a mais importante das reformas e se nós não mudarmos o nosso sistema político não estaremos combatendo uma das principais causas que da corrupção no país. Para que isso ocorra – evidentemente que todos nós temos o nosso posicionamento - eu vou respeitar qualquer decisão que o Congresso Nacional venha a tomar –, mas, pessoalmente, sou um defensor do financiamento público de campanha, porque acho que o enfrentamento ao financiamento privado é algo fundamental para o combate à corrupção”, disse Cardozo.

O ministro foi ainda questionado sobre a discussão a respeito da redução da maioridade penal e voltou a declarar que é contrário a essa possibilidade. Segundo ele, no Ministério da Justiça “não há dúvida de que a maioridade penal aos 18 anos é uma cláusula pétrea da Constituição” e seria inconstitucional aprovar uma emenda constitucional para tentar mudar isso.

Além disso, Cardozo disse que, no mérito, o governo também não é favorável porque considera que essa redução poderia provocar o efeito inverso e aumentar a criminalidade.

“É uma ilusão imaginar que nós teremos algum ganho contra violência com a redução da maioridade penal. Não há nenhum estudo científico que demonstre isso no Brasil ou no mundo. Os estudos e as indicações são exatamente inversas. Quando você reduz a maioridade penal e coloca jovens para cumprir a pena com adultos, você tem uma elevação da violência. Porque essas pessoas começam a conviver com adultos, aprendem outras práticas criminais e são cooptadas com mais facilidade pelas organizações criminosas que atuam dentro dos presídios”, afirmou o ministro da Justiça.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário