one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Datafolha: 67% dos brasileiros são contra reeleição para presidente

Criado em 23/06/15 21h25
Por Aline Leal Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Pesquisa divulgada hoje (23) pelo Datafolha mostra que  a maioria dos brasileiros apoia o fim da reeleição. A taxa de rejeição de um novo mandato para presidente da República é 67%. Há dez  anos esta era a taxa de aprovação da reeleição para o cargo.

Para governador, o apoio ao fim da reeleição é 65% da população, enquanto para prefeito é 64%. Há dez anos estes números eram respectivamente 34% e 35%. Segundo o levantamento, os mais escolarizados são os que mais rejeitam a reeleição. Os simpatizantes do PT e os mais jovens são os que mais apoiam novo mandato para o Executivo.

A pesquisa também mostrou que 66% dos entrevistados são contrários ao voto obrigatório, índice 12 pontos maior do que no ano passado, enquanto 32% são favoráveis. Porém, com eleitores simpatizantes do PT, 51% são favoráveis.

Quando perguntados se votariam nas próximas eleições, se não fosse obrigatório, 58% dos eleitores declararam que não votariam, ante 41% que disseram sim. Segundo o Datafolha, os dois índices são recordes.

Dos que não votariam, destacam-se os segmentos: menos escolarizados (65%), mais pobres (64%) e moradores da região Nordeste (65%). Dos que votariam, destacam-se os segmentos: moradores da Região Sul (48%), mais escolarizados (56%), simpatizantes do PT e PSDB (57%, cada um) e mais ricos (62%).

Já com relação ao tempo de mandato eletivo, de quatro para cinco anos, as opiniões são bem divididas: 53% são favoráveis à mudança, 42% são contrários, 3% são indiferentes e 2% não souberam opinar.

O Datafolha fez 2.840 entrevistas em 174 municipios, entre os dias 17 e 18 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário