one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Financiamento privado vai sair caro para a sociedade, diz ministro do STF

Criado em 02/06/15 23h33 e atualizado em 02/06/15 23h39
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello criticou hoje (2) o financiamento privado de campanha, aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada. “O financiamento privado vai sair caro para a sociedade”, disse no programa Espaço Público, da TV Brasil.
 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, participa do programa Espaço Público. O programa é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior (Fabio Rodrigues Pozzeb

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello participa do programa Espaço Público, da TV Brasil. O programa é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


“Não tem altruísmo, as empresas não doam tendo em conta a ideologia dos partidos. Depois buscam o troco e esse troco que é muito caro à sociedade”, disse Marco Aurélio. 
 
O financiamento privado foi votado na semana passada na Câmara dos Deputados, com 330 a favor, 141 contra e 1 abstenção, os deputados aprovaram o financiamento privado com doações de pessoas físicas e jurídicas a partidos e de pessoas físicas para candidatos. “Para que os partidos teriam esses recursos senão para repassar aos candidatos?”, destacou o ministro.
 
A questão também tramita no STF. No ano passado, a maioria dos ministros votou a favor da proibição de doações de empresas privadas para campanhas políticas. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.  “Aquele que pede [vista] é para refletir e deve devolver o projeto em tempo hábil”, disse Marco Aurélio.
 
Durante o programa, o ministro questionou ainda a postura do juiz federal Sérgio Moro, na Operação Lava Jato, que apura denúncias de desvio de dinheiro da Petrobras. Para o ministro a delação premiada deveria ser exceção no direito.
 
“Não posso desconhecer que se logrou um número substancial de delações premiadas e se logrou pela inversão de valores, prendendo para, fragilizado o preso, alcançasse a delação. [Isso] não implica avanço, mas retrocesso cultural. Imagina-se que de início [a delação premiada] seja espontânea e surja no campo do direito como exceção e não regra. Alguma coisa está errada neste contexto”.
 
 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário