one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Obrigações impostas à Petrobras são um ônus para a estatal, diz José Serra

Criado em 30/06/15 21h55
Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

As obrigações impostas à Petrobras no regime de partilha, na exploração da camada de petróleo do pré-sal, são um “ônus” à estatal e ao "futuro do próprio pré-sal", disse hoje (30) o senador José Serra (PSDB-SP), em debate no Senado sobre mudanças no regime de exploração de petróleo do pré-sal.

Para o tucano – autor do projeto de lei que revoga a participação obrigatória da Petrobras no modelo de exploração de partilha e elimina a condicionante de participação mínima da estatal em, pelo menos 30% em cada licitação – as dificuldades financeiras da Petrobras e as regras impostas pelo regime de partilha têm inviabilizado novas rodadas de leilões de poços no pré-sal.

“[A exploração de] petróleo está semiestagnada no Brasil. Houve apenas um leilão desde que o pré-sal foi implantado, e já vinha de dois anos de paralisia. Temos de romper esse ponto de estrangulamento. A Petrobras não tem condição de bancar a obrigatoriedade que lhe atribuiu a lei. Essa é a questão fundamental”, defendeu Serra.

Para o senador, mudar as regras do regime de partilha vai “proteger” a Petrobras. “A minha intenção é defender, fortalecer a Petrobras e permitir que se rompa esse estrangulamento que está acontecendo na produção nacional do petróleo, com todas as suas consequências sobre royalties, finanças dos estados, emprego e indústria petrolífera. Esse projeto visa a esse objetivo, e não o oposto”, esclareceu o senador paulista.

Para o relator da proposta, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a mudança permitirá elevar os investimentos na exploração de petróleo na camada do pré-sal. “É preciso, a princípio de conversa, desmistificar que estamos diante de um bilhete premiado. Não estamos. Petróleo bom é petróleo explorado. E petróleo, para ser explorado, precisa de capital”, disse o peemedebista.

Polêmico, o Projeto de Lei 131/2015 foi tema de uma sessão temática hoje no plenário do Senado. Especialistas das áreas de petróleo e gás, contrários e favoráveis, foram ouvidos pelos senadores.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário