one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Senado aprova requerimento para urgência de projetos sobre Petrobras e pré-sal

Criado em 16/06/15 21h43
Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou hoje (16) requerimento para que dois projetos relacionados ao modelo de exploração do pré-sal sejam apensados e tramitem com urgência no plenário da Casa. Os dois textos são do senador José Serra (PSDB-SP). Um revoga a participação mínima de 30% da Petrobras nos consórcios de exploração do petróleo do pré-sal e retira a prerrogativa da companhia de ser a operadora única dessa exploração. O outro estabelece um volume mínimo de óleo excedente a ser entregue à União no regime de partilha do petróleo.

Apesar de aprovada a urgência, os senadores também estabeleceram que no próximo dia 30 haverá sessão temática para discutir os dois projetos. Serão convidados especialistas para debater com os senadores os prós e contras de cada proposta. Depois da audiência, os projetos ainda podem ser direcionados para uma comissão especial destinada a apreciá-los e emitir parecer sobre os dois assuntos, antes de eles serem votados no plenário.

Mesmo assim, a votação do requerimento gerou muita polêmica no plenário. Senadores petistas se posicionaram contrários à aprovação da urgência e alguns representantes do Sindicato de Petróleo de São Paulo acompanharam a sessão das galerias do plenário. Como eles se manifestaram várias vezes com palavras de ordem e críticas aos senadores que apoiavam o requerimento, o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), determinou à Polícia Legislativa que esvaziasse as galerias.

A medida gerou tumulto. Os manifestantes se recusaram a sair e resistiram à ação da polícia. Alguns precisaram ser contidos e imobilizados. Dos oito presentes, quatro foram detidos e levados para a sede da Polícia Legislativa para esclarecimento. Em seguida todos foram liberados.

Na mesma noite, os senadores aprovaram outro requerimento de urgência para o projeto, também do senador José Serra, que tem substitutivo do senador José Pimentel, que amplia a punição a menores de idade em casos de crimes hediondos. A punição máxima sobe de três para oito anos. Assim, o projeto será apreciado diretamente no plenário do Senado, sem precisar passar por comissões de mérito.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário