one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

TV digital vai aumentar audiência de emissoras públicas, diz presidente da EBC

Criado em 02/06/15 14h23
Por Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação, EBC, Nelson Breve, debate, migração digital, Implantação da Digitalização da TV, Gired,Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel

Diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, debate implantação da TV digital, em comissão do SenadoAntônio Cruz/Agência Brasil

A implementação da TV digital no país possibilitará que as TVs públicas do Brasil, atualmente com baixa audiência, atinjam um “novo patamar” e passem a disputar espaço com as TVs privadas, disse hoje (2) o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, durante audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.

Durante o encontro, que debateu a transição do sistema de TV analógico para o digital, Breve argumentou que a implementação do sinal digital vai possibilitar responder ao questionamento: se a baixa audiência dos canais de TV públicos ocorre pela qualidade da programação ou porque a população não os conhece.

“A gente tem percebido, a partir das nossas parceiras e dos canais próprios, que quando conseguimos resolver problemas de qualidade do sinal a audiência aumenta e muito. Na medida em que a TV pública possa ser mais conhecida, competindo com as demais TVs comerciais no processo de digitalização, acreditamos que a audiência tende a aumentar bastante”, disse Breve.

“Acho que se conseguimos viabilizar [a universalização do sinal digital], no próximos quatro, cinco anos, estaremos disputando a quarta posição entre as emissoras de mais audiência na televisão”, acrescentou o presidente da EBC.

Apesar de o Grupo de Implantação da Digitalização da TV (Gired) ter optado pelo modelo de conversor a ser distribuído aos beneficiários do Bolsa família que não tenham o chamado canal de retorno – que possibilita a interatividade da TV digital –, Breve afirmou que está negociando com as empresas de telefonia para que custo do canal de retorno seja bancado pelo setor, por meio da Contribuição de Fomento à Radiodifusão Pública, atualmente em disputa judicial.

“O canal de retorno é fundamental para que tenhamos a resposta do cidadão em relação aos programas de interatividade que pretendemos colocar à disposição dos cidadãos. Há interesse das empresas de telecomunicação [nessa interatividade] e queremos negociar com elas a possibilidade, em elas retirando a ação judicial que obstruiu o nosso acesso à Contribuição de Fomento à Radiodifusão Pública, possamos tornar possível viabilizar o canal de retorno”, argumentou Breve.

Durante a audiência, o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone Loureiro confirmou que o conversor que será distribuído a 14 milhões de famílias do Bolsa Família não tem o canal de retorno. Segundo ele, o mecanismo terá que ser viabilizado por meio de uma conexão externa com a internet.

Participaram da audiência o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Luiz Claudio Costa; o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José; o diretor da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV (EAD), Antônio Carlos Martelleto; e o diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luis Roberto Antonik.

Editor Denise Griesinger
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário