one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cadeira de rodas

Imagem:

Compartilhar:

Câmara aprova curadoria de deficientes físicos ou mentais por pais separados

Criado em 16/07/15 15h14 e atualizado em 16/07/15 16h44
Por Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Na última votação, antes do recesso parlamentar, deputados aprovaram a proposta - que implica mudanças no Código Civil - que prevê que pais separados assumam a curatela (tutoria) de pessoas maiores de 18 anos com deficiência física grave ou deficiência mental. Na prática, a medida iguala a curatela de maiores de idade com as regras que já existem para a guarda compartilhada de menores.

O texto foi aprovado em uma votação simbólica, sem a computação de votos individuais, e agora segue para votação no Senado.

A relatora da matéria, deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), explicou que não existe previsão legal sobre o tema na legislação de hoje. Pelas regras atuais, a curatela só pode ficar na mão de uma pessoa. Em casos em que há separação dos pais, não existe qualquer dispositivo da lei que aponte uma solução para o problema.

Substitutivo

O tema foi levantado com um projeto de Lei (PL 1.163/15) do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) que defendia a inclusão de um artigo criando o direito “de ambos os pais na curadoria do incapaz que atingiu a maioridade”. Cristiane Brasil apresentou um substitutivo. No parecer, a deputada reconhece a necessidade de criar a norma, mas preferiu deixar nas mãos da justiça a decisão final.

“A curatela compartilhada não deve ser tão somente permitida, ou imposta, aos genitores, como pretende o projeto”, disse. Segundo a parlamentar, há inúmeros casos em que, “no interesse maior do curatelado, outras pessoas, que não somente os pais, podem exercê-la em conjunto com outra”, disse.

Responsabilidade dividida

Segundo Cristiane Brasil, somente o Judiciário, analisando cada caso, “poderá decidir o deferimento da curatela a mais de uma pessoa”. Segundo ela, “como está na lei atualmente é que não vemos a possibilidade”. Explicou que, com a mudança, caso seja aprovada também pelos senadores, a responsabilidade pelos cuidados será dividida pelos curadores definidos pela justiça.

Na mesma sessão, os parlamentares também aprovaram o projeto de lei (8.078/14) que oficializa a exigência de nível superior para os cargos de perito criminal, perito médico-legista, agente de polícia de custódia, escrivão de polícia, papiloscopista policial e agente penitenciário da Polícia Civil do Distrito Federal (DF). A exigência já existe mas estes seis cargos continuavam como carreiras de nível médio.

Vara federal

O plenário também aprovou o projeto de lei (6.234/13) que cria mais uma vara federal no município de Rondonópolis (MT) com dois cargos de juiz federal, 13 de analista judiciário e quatro de técnicos. A cidade tem atualmente apenas uma vara e, segundo o deputado Valtenir Pereira (PROS-MT), registra uma média anual de quase 3,6 mil processos.

Em acordo, os deputados ainda decidiram aprovar o requerimento para que não haja sessões deliberativas nas próximas duas semanas. Sem a votação da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, o Legislativo não pode entrar em recesso oficial – que ocorreria entre o dia 18 de julho a 2 de agosto - e acaba estabelecendo um descanso informal, conhecido como recesso branco. Isto impede, inclusive, que seja eleita uma comissão representativa do Congresso Nacional para atuar neste período.

A LDO foi adiada para agosto por uma decisão da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que se reuniu hoje, depois da apresentação do relatório final do deputado Ricardo Teobaldo (PTB-PE) concluído na noite de ontem.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário