one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

CPI da Violência contra Jovens Negros adia para amanhã votação do relatório

Criado em 14/07/15 21h42 e atualizado em 14/07/15 21h38
Por Luciano Nascimento Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A votação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres foi adiada para amanhã (15). Segundo o presidente da comissão, a votação, prevista para hoje (14), ficou prejudicada pelas votações do projeto que altera a legislação eleitoral no Plenário.

O relatório da deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), propõe alteração na Constituição e em diversas legislações para diminuir a violência contra jovens e negros. Uma dessas propostas é o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens, que deve ser analisado por comissão especial, a partir de agosto, de acordo com o presidente da CPI, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

O relatório propõe ainda medidas de acesso à educação e à saúde e de combate ao racismo, como assegurar a implementação do Estatuto da Igualdade Racial e a aplicação, pelo menos, de 5% dos recursos no Plano Plurianual (PPA) de estados e municípios, para fortalecer a adoção de políticas públicas de promoção da igualdade racial em educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, habitação, acesso à água e energia elétrica, infraestrutura de transporte e geração de emprego e renda para comunidades quilombolas, ribeirinhas, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais.

"A CPI denuncia o vínculo indissolúvel entre a ausência das mais básicas políticas públicas, como saúde e educação, e a ocorrência da violência nos territórios onde se encontram as populações negras e pobres", diz trecho do relatório.

De acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/Datasus), entre 2001 e 2011, ocorreram 547.490 homicídios, perfazendo uma média anual é de 51,5 mil ou 141 homicídios diários. Deste total, 64,7% das vítimas eram pessoas negras (354.435) e 34,4%, pessoas brancas (188.378).

Ainda de acordo com o SIM/Datasus, mais da metade (53,3%) dos 52.198 mortos por homicídios em 2011 no Brasil eram jovens, dos quais 71,44% negros (pretos e pardos) e 93,03% do sexo masculino.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário