one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Entenda a polêmica do julgamento das contas do governo Dilma

Criado em 23/07/15 15h28 e atualizado em 23/07/15 16h04
Por Portal EBC

O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, protocolou na quarta-feira (22) as respostas do governo aos questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre indícios de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Orçamentária Anual na prestação e contas do governo Dilma, referentes a 2014..

Os questionamentos à gestão financeira de Dilma Rousseff frente ao Executivo tem como plano de fundo uma possível “manobra” executada pelo Tesouro Nacional.

De acordo com o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), o tesouro teria atrasado, de forma proposital, repasses para instituições financeiras públicas (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e privadas que financiariam despesas do governo. Assim, os bancos teriam assumido, com recursos próprios, os pagamentos que envolvem, entre outras coisas, benefícios de programas sociais. O governo, por sua vez, “melhoraria” suas contas perante o mercado financeiro.

A irregularidade estaria no fato de que um possível “empréstimo” feito pelos bancos públicos para a União é irregular, já que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Diante das acusações, o governo, por sua vez, argumenta que as operações têm origem em “contrato de prestação de serviços” e não “empréstimos” e que a prática já foi utilizadas em outras gestões no país, configurando uma “prática antiga”.

O TCU, em uma primeira análise de cenário, avaliou que os atrasos de recursos para os bancos apresentam “nítidas características de operação de crédito” entre a União e instituições financeiras oficiais. Diante do impasse e rachado, o plenário do tribunal, ao julgar as contas do governo federal referentes a 2014, no último mês, concedeu o prazo de 30 dias para que a presidenta enviasse suas explicações, o que foi feito na quarta-feira, por meio de um documento com cerca de mil páginas.

Com as explicações em mãos, o ministro do TCU Augusto Nardes, relator do processo, irá compor um novo parecer, que será apresentado ao plenário para votação. O ministro não divulgou um prazo para a apresentação do texto.

Segundo a Constituição Federal, o TCU não tem poder para reprovar as contas do governo. A corte elabora e vota um parecer que sugere ou não aprovação das contas. O texto é, então, encaminhado ao Congresso Nacional que julgará o material. Em sua tramitação, primeiramente, o relatório do TCU passará pela Comissão Mista de Orçamento e, depois, pelos plenários da Câmara e do Senado que aprovarão ou não as contas.

Nesta quinta-feira (23), o ministro Augusto Nardes pediu aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que, na volta do recesso em agosto, seja dada prioridade de votação das contas pendentes de governos anteriores que estão à espera da análise dos parlamentares.

Na Câmara, há cinco processos de contas prontos para serem votados no plenário da Casa, dois deles dos governo dos ex-presidentes Fernando Collor e Itamar Franco. Há ainda prestações de contas pendentes dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Não há ordem cronológica obrigatória para o exame de contas.

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário