one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


José Guimarães, líder do PT na Câmara dos Deputados

Imagem:

Compartilhar:

Líder do governo diz que impeachment é posição de “direita truculenta”

Criado em 06/07/15 20h17
Por Luciano Nascimento Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

 A solicitar respeito ao que chamou de “jogo democrático”, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse nesta segunda (6) que falar em impeachment “parece piada” e uma postura de uma oposição e de uma direita truculenta. “Querem governar o Brasil, ganhem primeiro a eleição. A democracia tem regras, qualquer coisa fora disso é uma ameaça ao Estado Democrático de Direito”.

Guimarães rebateu ainda as críticas de que há crise na articulação do governo com a base aliada no Congresso. De acordo com o líder, a articulação política comandada pelo pelo vice-presidente, Michel Temer, vai bem. [Tem quem diga]: tira o Temer, tira isso, tira aquilo, como alguém do PMDB disse. Mas, em um momento como esse, [de dificuldades na economia], nós aprovarmos o ajuste fiscal da forma como aprovamos aqui, tem que ser motivo de comemoração”, disse.

Ao falar sobre a votação em segundo turno da reforma política prevista para esta semana na Câmara, Guimarães informou que o governo não vai tomar posição, como fez durante a votação em primeiro turno, quando defendeu o fim da doação de empresas a campanhas políticas. “A presidenta [Dilma Rousseff] considera que a reforma política é essencial para o país, agora o governo não vai ser intrometer na hora da votação, porque se trata de uma questão no âmbito dos partidos”.

Guimarães disse também que o governo vai tentar um acordo para a votação da Medida Provisória (MP) 671/15, que trata da renegociação das dívidas dos clubes de futebol. Segundo ele, há muitas divergências entre os deputados e o governo trabalhará para um entendimento com o texto do relator, Otavio Leite (PSDB-RJ), mas defendendo um prazo para a renegociação, manter a taxa Selic como índice de reajuste e mais transparência na gestão dos clubes.

O petista criticou a aprovação, no Senado, do projeto que concede aumento de 53% a 78,56% para o Judiciário, por ser incompatível com o equilíbrio fiscal e a realidade da economia brasileira. “Acabamos de votar o ajuste. Nós apertamos, conseguimos ajustar. Mas é claro que os resultados não saem em dez dias ou na outra semana como alguns querem”. 

Na avaliação de Guimarães, a repercussão do ajuste só vai aparecer no último trimestre de deste ano e começo de 2016. “Nós não podemos agora botar com uma mão e tirar com a outra, isso pode levar a uma quebradeira geral”, disse. Segundo o líder, o governo vai discutir com o Judiciário um reajuste mais alinhado com a realidade econômica, mas defenderá que o projeto seja vetado pela presidenta se não houver entendimento.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário