one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

MP permite veto à correção de salário mínimo para aposentados, diz senador

Criado em 09/07/15 14h44 e atualizado em 09/07/15 15h21
Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, disse nesta quinta-feira (9) que uma mudança na medida provisória que estabelece a política de reajuste do salário mínimo permite que a presidenta Dilma Rousseff vete o mesmo tipo de correção para os aposentados.

Ontem, o plenário do Senado aprovou o texto, enviado pela Câmara, da Medida Provisória (MP) 672/2015 que prorroga a política de reajuste do salário mínimo por mais quatro anos, até 2019. Ainda na tramitação na Câmara, foi inserida na MP a mesma correção para os aposentados da Previdência Social.

Segundo Delcídio do Amaral, na votação no Senado foi feita uma emenda de redação que divide a proposta de política de reajuste do salário mínimo e a correção das aposentadorias. “Fica o espaço para vetar aquilo que diz respeito à Previdência, porque as contas não fecham. O governo trabalha para dar mais dignidade aos aposentados, mas a gente não pode arrebentar as contas da Previdência”, disse o senador, após reunião de parlamentares com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Delcídio do Amaral disse ainda que não é o momento de reduzir o superávit primário, economia do governo para o pagamento de juros da dívida pública, como propõe o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Segundo ele, o ministro da Fazenda não defende a redução. “As medidas [de ajuste fiscal] começam a ter impacto efetivo na economia a partir do segundo semestre. Neste momento, precisamos ter muita cautela, e não alterar metas, porque estamos já no fim da aprovação do pacote de medidas para se ter rigor fiscal. O governo, em um momento como esse, jamais abriria a guarda ou mudaria essa meta, que está pautando todo esse ajuste fiscal”, disse o senador.

De acordo com Delcídio do Amaral, esse assunto não foi discutido na reunião de hoje com o ministro. Entretanto, o senador disse manter conversas constantes com o ministro da Fazenda.

A reunião de hoje do ministro com senadores foi feita para discutir a criação de fundos de desenvolvimento regional e de compensação dos estados, por perdas com a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário