one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Petroleiros fazem atos em aeroportos contra mudanças na exploração do pré-sal

Criado em 07/07/15 15h27
Por Michelle Canes Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) promoveu hoje (7) manifestações nos principais aeroportos do país contra o Projeto de Lei 131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que propõe reduzir a participação da Petrobras nos consórcios de exploração do petróleo na camada do pré-sal. O projeto pode ser votado nesta terça-feira no Senado.

“Nossa manifestação, não só aqui, no aeroporto de Brasília, mas em vários aeroportos, tem o objetivo de chamar atenção dos parlamentares”, disse o coordenador-geral da federação, José Maria Rangel. Além de abordar os senadores, os sindicalista aproveitaram o momento para conversar com deputados federais que desembarcavam, já que na Casa também tramitam projetos com o objetivo de mudar o regime de partilha.

“Quando colocamos a Petrobras como operadora única, significa que o Estado brasileiro vai controlar o ritmo da produção, de acordo com a demanda nacional e os interesses do país. Não podemos aceitar que o projeto passe”, disse Rangel. Representantes de outros sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT – Nacional) também participaram da manifestação.

O secretário de organização da Central Única dos Trabalhadores, Jacy Afonso de Melo, afirmou que, caso o projeto seja aprovado, serão afetadas áreas como saúde e educação. “Isso compromete, não só a soberania nacional – já que empresas estrangeiras vão explorar o pré-sal brasileiro – como retira a Petrobras da sociedade em todo o processo”. 

A opinião é compartilhada pela secretária de Assuntos Municipais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Selene Michielin. “Se esse projeto for aprovado, com certeza haverá menos dinheiro para a educação. Por isso, estamos em uma grande campanha, falando com todos os senadores para que isso não aconteça”.

O presidente do Sindicato dos Petroleiros da Bahia, Deyvid Bacelar, disse que a reação dos parlamentares foi positiva. “Conseguimos convencer alguns senadores e senadoras de que este projeto é prejudicial a todo modelo de partilha, porque uma das bases centrais do modelo de partilha é o fato de a Petrobras ser a operadora única do pré-sal”.

O senador Magno Malta (PR-ES) conversou com os sindicalistas, e disse que a proposta inicial do pré-sal é o viés da educação. “Acho que o Senado tem que manter isso”, disse. Ele informou que apoia a posição dos sindicatos.

O deputado Henrique Fontana ( PT-RS) destacou que mudar a forma de extração do pré-sal é dar “um tiro no pé do Brasil” Ele disse que não há motivo para fazer isso e lembrou que o modelo de partilha já foi debatido no Congresso. “Como operadora única, a estatal terá controle estratégico da exploração, técnicas e tecnologia de extração e tudo isso atende o interesse nacional”.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do senador José Serra para que comentasse o assunto, mas até publicação desta matéria não obteve nenhum posicionamento.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário