one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Programa Bolsa-Atleta é tema de audiência pública na Câmara

Criado em 01/07/15 23h22
Por Michèlle Canes Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A continuidade do pagamento de recursos do Programa Bolsa-Atleta para que os esportistas recebam outros patrocínios do governo federal foi uma das questões discutidas em audiência pública hoje (1º), na Câmara dos Deputados. O programa é do Ministério do Esporte e patrocina individualmente os atletas para que eles possam se dedicar a treinamentos e competições.

O investimento do governo tem muito "sombreamento, disse o deputado João Derly (PCdoB-RS), que propôs a audiência na Comissão do Esporte da Casa. As diferentes fontes de patrocínio são permitidas desde 2012, com a Lei 12.395/11. Segundo ele, o atleta hoje recebe dinheiro do Exército, da Caixa Econômica Federal, Petrobras e outros. "Então, de que forma a gente consegue colocar um limite para que o Bolsa-Atleta fique mais na questão de ajudar aqueles que ainda estão chegando lá?”, questionou. Em seguida, propôs que seja estipulado um teto para repasses de dinheiro aos atletas.

O diretor substituto do Departamento de Excelência Esportiva e Promoções de Eventos Esportivos do Ministério do Esporte, Vitor Almada, ressaltou, com relação à proposta, que a bolsa contempla diferentes modalidades e necessidades dos atletas, o que dificultaria o estabelecimento de um teto uniforme.

“A necessidade de um atleta de hipismo é diferente da necessidade de um atleta de vôlei, de tiro. São questões mais difíceis de definir critérios objetivos”, disse ele. Almada destacou ue a maioria das bolsas, cerca de 67%, têm sido destinadas a atletas de categoria nacional. “Atualmente, a maioria das bolsas são destinadas a atletas que geralmente não têm patrocínio, não recebem salário e veem na bolsa a única fonte de recurso para continuar treinando e competindo”, acrescentou.

Para Almada, o debate na Câmara sobre o que pode ser melhorado no programa é importante para saber a opinião dos parlamentares e possibilitar melhorias ao sistema. Ele lembrou que a legislação vem sofrendo alterações, e o Bolsa-Atleta teve diversas alterações nos últimos anos, com o intuito de melhorar a distribuição de recursos para os atletas que precisam mais. "Então, é interessante o ministério estar presente para ouvir e tirar as dúvidas dos parlamentares”, ressaltou.

A expectativa dos deputados é que as sugestões possam auxiliar em uma nova revisão e aprimoramento do programa. O Bolsa-Atleta, criado em 2005, tinha cinco categorias de bolsa: Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpico/Paraolímpico. Agora foi criada a categoria Atleta Pódio, voltada para modalidades individuais com chance de medalhas nos Jogos Rio 2016. O atleta beneficiado pelo programa recebe recursos que variam de acordo com a categoria, durante um ano. Até o ano passado, mais de 7 mil atletas receberam o recurso.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário