one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy

Imagem:

Compartilhar:

Volta de encargos tributários divide opiniões de especialistas

Criado em 14/07/15 14h23 e atualizado em 14/07/15 14h54
Por Kelly Oliveira Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A cobrança de encargos tributários anteriormente retirados de empresas que receberam benefícios fiscais sobre a folha de pagamento pode ajudar a equilibrar as contas públicas, dizem especialistas que defendem a medida. Os que são contra a proposta temem que ela gere desemprego, principalmente na indústria.

Hoje (14), reunião de líderes no Senado vai decidir se a votação do projeto de lei que reduz a desoneração ocorrerá nesta semana ou em agosto.

Ontem, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu a votação urgente do projeto de lei que diminui pela metade a desoneração da folha de pagamento. Segundo ele, é importante superar a agenda de ajuste fiscal, o mais rápido possível, para que o país volte a crescer. A estimativa é que o governo economize R$ 10 bilhões por ano com a mudança.

Para a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Vilma Pinto, a alteração nas alíquotas é necessária para que o governo possa recuperar suas receitas que estão em queda. Vilma diz que não há evidências de que os benefícios fiscais concedidos no ano passado efetivamente tenham ajudado a manter empregos. “Sabemos quanto o governo perdeu de receitas, mas não sabemos quantos empregos foram mantidos.”

Ela defende também que a medida beneficie empresas que não são intensivas em mão de obra, mas em capital, porque permitirá a escolha entre a tributação sobre a folha de pagamento ou sobre o faturamento.

A pesquisadora considera o ajuste fiscal necessário para manter o grau de investimento (quando agências de classificação de risco entendem que há baixo risco de inadimplência, com manutenção do nível de confiança para os investidores aplicarem no país). “Perder o grau de investimento pode ser ruim para o país com um todo. Prejudica o mercado de trabalho e o crescimento econômico”, explica Vilma.

Para o professor de administração pública da Universidade de Brasília (UnB) José Matias-Pereira, a nota de classificação de risco do Brasil deve ser reduzida pelas agências, uma vez o ajuste fiscal está cada vez mais comprometido. “O Brasil caminha de maneira a ter sua nota de avaliação de risco alterada. Certamente, vamos assistir a uma redução dessa nota. Um dos objetivos do aperto fiscal era sinalizar para o mercado que o Brasil está organizando suas contas públicas”.

Matias-Pereira criticou o governo por não conseguir barrar iniciativas que destroem o ajuste fiscal, como o aumento de salários de servidores públicos e de benefícios de aposentados. No caso da proposta, o professor considera que dificilmente será aprovada exatamente como foi formalizada pelo governo. “Essa medida provisória, de todas as encaminhadas para o Congresso, é a que gera mais polêmica e o maior nível de pressão, mexendo com o segmento forte do país. A quantidade de setores beneficiados mostra como o governo vai ter dificuldade para aprovar essa medida provisória.”

Segundo pesquisa da Federação da Indústrias de São Paulo (Fiesp), 54% das empresas do setor vão demitir pessoal com as mudanças da desoneração da folha. A estimativa é demissão de 290 mil funcionários, o que representa 6,6% dos empregos da indústria que foram desonerados e 3,7% do total do setor. A Fiesp considera ainda que devem ocorrer 57 mil demissões adicionais na economia devido à redução do consumo das famílias, em momento de crise.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário