one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil e Alemanha fazem acordo para transferência de tecnologia de defesa

Criado em 20/08/15 18h11 e atualizado em 20/08/15 18h43
Por Andreia Verdélio Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o vice-ministro de Defesa da Alemanha, Ralf Brauksiepe, fizeram hoje (20) uma declaração conjunta sobre cooperação entre os dois países em missões de paz e no desenvolvimento de tecnologias de defesa. Segundo o ministro, a reunião não resultou em nenhum novo projeto, mas criou condições para que isso ocorra no futuro.

“Eles [os alemães] tem um processo de acordo conosco no desenvolvimento de lançadores de microssatélites. Hoje, abrimos a possibilidade também na área de manutenção de submarinos e de desenvolvimento de tanques, porque já usamos os alemães. Firmamos a posição de não ser somente compradores, mas de desenvolver produtos em conjunto onde haja transferência de tecnologias”, afirmou Wagner.

De acordo com o ministro, o detalhamento dos produtos e a troca de tecnologias são bastante demoradas. Os prazos para concretização de um negócio chegam a três anos

Os ministros também concordaram com a importância de desenvolver cooperações em missões de paz das Nações Unidas. Jaques Wagner citou a Unifil, a missão de paz no Líbano, em conjunto entre Brasil e Alemanha, com comando brasileiro.

O ministro brasileiro também destacou a promulgação do chamado acordo-quatro de cooperação na área de defesa. “É um acordo guarda-chuva, que permite o incremento do relacionamento na área de defesa”, disse. O acordo foi publicado ontem (19) no Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério da Defesa, o acordo abre espaço para atuação, por exemplo, em assuntos relacionados à política de defesa, treinamento e operações militares, pesquisa e desenvolvimento, aquisição de produtos, serviços de defesa e apoio logístico, além de assessoramento em equipamentos defesa, compartilhamento de conhecimentos e experiências nas áreas de ciência e tecnologia e intercâmbio de informações relacionadas a assuntos de segurança internacional.

O documento permite também o compartilhamento de experiências sobre questões relacionadas à prevenção de conflitos internacionais e a operações de gerenciamento de crises.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário