one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Câmara adia para amanhã votação de projeto antiterrorismo

Criado em 11/08/15 19h51 e atualizado em 11/08/15 19h55
Por Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A votação do projeto de lei antiterrorismo (PL 2016/15), prevista para hoje (11), foi adiada para amanhã (12), em função de acordo entre as lideranças partidárias feito no plenário da Câmara, após a apresentação do parecer do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA). A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), apresentou requerimento propondo o adiamento da votação para que o plenário conheça melhor o parecer do relator.

Na opinião de Jandira Feghali, mesmo o relator colocando no texto que os movimentos sociais não são atingidos pela proposta em tramitação na Câmara, o assunto precisa ser melhor esclarecido e, assim, evitar interpretações que possam incluir atos dos movimentos com terrorismo.

“Depredar um ônibus como protesto de crimes em comunidades é um ato terrorista?", indagou. "O texto levará à criminalização de atos sociais mesmo com a salvaguarda. Se deixarmos um texto amplo e genérico, a interpretação ficará na cabeça de quem julgar”, afirmou Feghali.

O relator colocou em seu parecer que caberá ao Gabinete de Segurança Institucional a coordenação de ações de combate ao terrorismo. Segundo ele, as ações de combate serão desempenhadas pelos órgãos já encarregados desse combate, como Exército, Polícia Federal e outros. A proposta original do governo não previa nenhuma coordenação das ações.

O relator informou que incluiu no seu parecer “como motivos que possam ensejar o crime de terrorismo a questão da xenofobia e da questão racial”. Segundo ele, o terrorismo é aquele crime feito por razões de xenofobia ou contra o Estado, com o objetivo, por exemplo, de gerar pânico e temor na população.

Em relação aos movimentos sociais, Arthur Oliveira Maia disse que os atos praticados por eles não serão enquadrados como crimes de terrorismo. “Se o MST, por exemplo, invade uma propriedade e lá comete homicídio, ele vai ser punido pelo crime de homicídio e não por terrorismo”, disse.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário