one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Lula Marques / Creative Commons

Compartilhar:

Comissão da Verdade do Rio diz que impeachment tira foco de luta pela democracia

Criado em 11/08/15 13h08 e atualizado em 11/08/15 14h36
Por Vinícius Lisboa - repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A presidenta da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio) e ex-coordenadora da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Rosa Cardoso, criticou nesta terça (11) pedidos de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Segundo ela, o pleito desvia o foco de lutas mais amplas pela democracia.

"Dentro da Câmara específicamente, mais que no Congresso, tem havido uma dedicação a uma questão ilegítima que é o impeachment.  Como não tem fundamentação pertinente, isso tem desviado lutas por questões mais amplas da democracia", disse Rosa.

A presidenta da CEV-Rio informou que dificuldades na governabilidade "têm perturbado o avanço da luta por Justiça". De acordo com Rosa Cardoso, isso é visível. "Nessa crise de governabilidade, fica difícil o Executivo se ocupar da constituição desse órgão de seguimento da Comissão Nacional, que daria continuidade às pesquisas, às investigações e a uma divulgação mais ampla desses resultados."

Entre as 29 recomendações do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, apresentadas em dezembro do ano passado, está a criação de um órgão permanente para dar seguimento às ações e recomendações da comissão.

A Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro realiza hoje (11) e amanhã (12) o Seminário Construindo a Verdade: Pesquisas sobre a Ditadura de 64. As pesquisas são financiadas pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e servirão de subsídio para o relatório final da comissão, que deve ser entregue em dezembro deste ano.

Segundo Rosa, as pesquisas tornam o relatório mais informado e consistente e trazem as universidades para auxiliar o trabalho da comissão. Para a presidente da comissão, abordando temas como racismo, homofobia e repressão nas favelas do Rio de Janeiro as pesquisas tornam o relatório mais abrangente:

"São permanências do regime autoritário. Embora algumas questões fossem precedentes, durante a ditadura os preconceitos se tornaram mais visíveis e foram demonstrados de forma mais violenta", afirmou Rosa. Ele esclareceu que, de um ponto de vista mais geral, sempre se falou na ditadura como confronto entre a população ou luta armada de extração estudantil que se opôs ao regime com armas na mão. "O que os relatórios revelam é que essa oposição, essa insurgência contra o regime, foi muito mais ampla."

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário