one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Defesa, Jaques Wagner

Imagem:

Compartilhar:

Ministro diz que presidência da Câmara não pode virar bunker da oposição

Criado em 03/08/15 13h04 e atualizado em 03/08/15 14h49
Por Luana Lourenço Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, minimizou hoje (3) as divergências entre o governo e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas disse que espera uma posição de “institucionalidade” do parlamentar no comando da Casa e que a presidência da Câmara não pode se transformar em bunker da oposição.

O Congresso Nacional retoma hoje os trabalhos, após o recesso parlamentar. No último dia antes da pausa, em 17 de julho, Cunha anunciou o rompimento formal com o governo.

“A preocupação geral que se tem é que se mantenha a institucionalidade da Casa. O papel do presidente da Casa, independente de não ser vedado a ele ter suas preferências, é um papel de magistrado e portanto de manter o equilíbrio da Casa. Eu acho estranho se a presidência da Câmara dos Deputados se transformar no bunker organizador da oposição”, disse Wagner após participar da reunião de coordenação política com Dilma e mais dez ministros.

“Isso é papel das lideranças da oposição. A única expectativa que eu tenho é que essa institucionalidade seja mantida e que haja, por parte do presidente da Casa, a manutenção dessa equidistância. Ele, nas suas articulações pessoais, vai agir de acordo com suas convicções. Com o manto de presidente da Câmara acho que ele não pode permitir que haja uma invasão dessa institucionalidade, mas isso está a cargo da decisão dele”, acrescentou.

A relação com o Congresso e as votações de projetos de interesse do governo na retomada dos trabalhos legislativos foram os principais tema da reunião de hoje. O governo está preocupado com a chamada pauta-bomba, com projetos que podem comprometer o ajuste fiscal e criar gastos para o Executivo. Na lista, também está a análise das contas de 2014 do governo Dilma, que chegará ao Congresso após parecer do Tribunal de Contas da União.

Hoje à noite, Dilma vai receber lideranças e presidentes de partidos da base aliada em um jantar no Palácio da Alvorada, em uma estratégia de articulação para as próximas votações.

Perguntado por jornalistas sobre a eventual redução do número de ministérios do governo Dilma, Wagner disse que o assunto não foi discutido na reunião de hoje, mas é um tema que está em debate. “É uma preocupação constante de qualquer governo e desse governo. Acho que é sempre positivo fazer a racionalização da máquina. Hoje realmente não teve nenhuma discussão objetiva sobre pasta A, B ou C, fusão dessa com aquela. Mas diria que o guarda-chuva da boa gestão e da racionalidade vai estar sempre presidindo, principalmente num momento de dificuldade, então sempre que você puder, sem prejuízo político, fazer redução de custos, acho que é sempre bem-vindo”, ponderou.

O governo Dilma Rousseff tem 39 ministérios e 38 ministros, desde que o comando da Secretaria de Relações Institucionais foi transferido para o vice-presidente da República, Michel Temer, em abril. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário