one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mudança nas regras do FGTS ainda têm de ser refletida no Senado, diz Levy

Criado em 19/08/15 13h33 e atualizado em 19/08/15 14h15
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse hoje (19) que a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da correção da remuneração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é a primeira etapa do processo. O ministro participou, no Rio de Janeiro, da 34ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), no Centro de Convenções Sul América, no centro da cidade.

Segundo ele, como adiantou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a proposta tem de ser refletida no Senado, para ver se é a melhor solução e se ela preserva a estabilidade e a capacidade do fundo financiar moradias populares. "Agora, temos um momento de reflexão. Por isso, temos um sistema bicameral."

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy
Creative Commons - CC BY 3.0 - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy

 

De acordo com o ministro, o importante é não causar qualquer fragilidade ao fundo. "Obviamente que, como temos observado, tem de fazer o equilíbrio entre o desejo de se poder pagar mais e a capacidade do fundo em alcançar seus objetivos para os próprios trabalhadores", afirmou.

Levy informou que a concessão de empréstimos por meio de bancos públicos ao setor automotivo é, em sua maioria, para linhas de mercado. Acrescentou que a mais especial é para o transporte público, que, para o  ministro, é mais eficiente e sustentável para o meio ambiente, na medida em que diminui os engarrafamentos. O restante é para linhas mais comerciais.

"Apoiamos os fornecedores usando o próprio valor de qualidade de crédito das montadoras. Acho que é um arranjo que não tem maiores riscos e é de interesse comercial para todo mundo", destacou. O ministro negou que a medida comprometa o ajuste fiscal do governo. "Não compromete. É uma operação de mercado que, na verdade, pressupõe o compromisso de contratos das montadoras. É uma coisa absolutamente normal."

Durante a palestra, o ministro comentou que o câmbio se ajustou e o governo realizou o que precisava para esse ajuste. "O ajuste do câmbio em uma economia de livre iniciativa tem um enorme poder de sinalização. Os preços são os principais sinalizadores de uma economia livre. Obviamente, esperamos que essa sinalização terá impacto nos diversos setores da economia", concluiu.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário