one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma recebe apoio dos movimentos sociais e volta defender a democracia

Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar:

Dilma defende ensino técnico e “cada centavo” investido no Pronatec

Criado em 02/09/15 14h59 e atualizado em 02/09/15 15h33
Por Luana Lourenço Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff recebe os 56 competidores do Brasil na 43 edição da WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões técnicas, no Palácio do Planalto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Presidenta Dilma recebe os competidores brasileiros que participaram da 43ª edição da WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões técnicas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ao receber hoje (2) competidores brasileiros premiados na 43ª WorldSkills, a presidenta Dilma Rousseff defendeu o ensino técnico profissionalizante e disse que “cada centavo” investido pelo governo no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vale a pena.

O Brasil ficou em primeiro lugar na competição, conhecida como a olimpíada internacional das profissões técnicas. No total, a equipe brasileira levou 27 medalhas: 11 de ouro, dez de prata e seis de bronze, além de 18 certificados de excelência.

“Cada centavo que o governo federal investiu no Pronatec vale a pena e dá um imenso retorno ao nosso país, para todos os brasileiros, e sobretudo nos orgulha, porque vemos que o que estamos fazendo é construindo o futuro do Brasil”, disse a presidenta durante a cerimônia no Palácio do Planalto.

Dos 31 brasileiros que receberam medalhas (algumas modalidades são em equipe), 25 são ou foram estudantes do Pronatec. O programa foi criado pelo governo em 2011.

Segundo Dilma, o ensino técnico “é uma das alavancas do crescimento futuro” e nenhum país rico se desenvolveu sem investir na educação profissional. “Um país como o nosso não pode achar que o mais importante é a educação universitária para os jovens, ela é importante, ela é fundamental, mas esse caminho tem várias trilhas, várias passagens. E nenhum país do mundo se transformou numa grande economia sem a educação técnica profissionalizante.”

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o número de matrículas nos cursos técnicos de nível médio subiu de 928 mil em 2008 para 1,7 milhão em 2014, elevando de 6,1% para 8,4% o percentual de estudantes que fazem cursos técnicos simultaneamente à educação básica. Na Áustria, esse percentual chega a 76,8%, e na Alemanha, a 51,5% dos estudantes.

A competição

Considerada a maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills ocorre a cada dois anos. A edição de São Paulo, realizada em agosto, foi a primeira na América Latina e teve mais de 1,2 mil participantes, de 62 países, competindo em 50 categorias.

Nas provas, os competidores simularam tarefas cotidianas das profissões técnicas na indústria e no setor de serviços, em áreas como mecatrônica, desenho mecânico, marcenaria, soldagem, eletricidade industrial, web design, confeitaria, tecnologia automotiva, jardinagem e paisagismo e tecnologia de moda

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário