one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


PSOL escolhe senador Randolfe Rodrigues como candidato à presidência da República

Imagem:

Compartilhar:

Randolfe diz que ajuste deve recair sobre os mais ricos

Criado em 16/09/15 20h44 e atualizado em 16/09/15 21h13
Por Luciano Nascimento Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

As medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo governo na segunda-feira (14) representam um aperto para os pobres e aliviam o setor financeiro, afirmou hoje (16) o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) ao discursar na tribuna do Senado.

“A diminuição do Imposto sobre Operações Financeiras [IOF] é uma das medidas anunciadas. Mas veja, haverá diminuição do IOF, e quem vai lucrar com isso? Ora, quem lucrará será o capital financeiro e os bancos, que já têm lucrado, e muito, com a maior taxa de juros do planeta”, disse.

“Por outro lado, a dona de casa, que vai ao supermercado comprar farinha, vai ter, segundo esse pacote de medidas, que pagar CPMF, que o governo quer recriar retirando do fundo das catacumbas um imposto, um tributo que o cidadão, o povo brasileiro imaginava que já estava extinto”, acrescentou o senador, para quem o tributo vai incidir em cascata sobre o preço final dos produtos e trazer mais inflação.

Randolfe criticou ainda o congelamento do reajuste dos servidores públicos “prejudicando o seu poder de compra e criando na economia um círculo vicioso”, o adiamento de concursos públicos e a intenção do governo de reduzir despesas com programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida.

O senador apelou à presidenta Dilma Rousseff para que ela “não entre para a história como coveira dos sonhos de um país soberano e de um projeto progressista de governo”.

Segundo Randolfe, o ajuste é necessário, mas não deveria recair com mais força sobre os mais pobres. O senador defendeu como alternativas ao ajuste a implantação do imposto sobre grandes fortunas, o aumento no imposto de exportação vinculada aos exportadores de minérios e a incidência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre iates, jatinhos e helicópteros, atualmente isentos de tributos.

“Recorro para que a presidenta adote e encaminhe ao Congresso tributos, sim, sobre os privilegiados, os do andar de cima, essas 47 mil pessoas que lucram pelo menos R$ 298 bilhões por ano, que podem e devem assumir o ônus maior da crise.”

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário