one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Compartilhar:

CPI da Petrobras abre sessão com bate-boca sobre Cunha e fim da comissão

Criado em 14/10/15 17h38 e atualizado em 14/10/15 17h51
Por Marcelo Brandão Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, nem precisou iniciar hoje (14) seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, na Câmara dos Deputados, para a sessão gerar polêmica. Antes de Bendine falar, vários parlamentares defenderam a prorrogação da CPI, que tem previsão de entrega do relatório final no início da próxima semana e houve bate-boca no plenário.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) defendeu a convocação do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ): “Peço para que os deputados que não assinaram assinem o pedido de prorrogação da CPI. Depoimentos importantíssimos que não foram ouvidos. Em agosto entramos com a quebra de sigilo do presidente dessa Casa. Ele é acusado por diversas ilegalidades. E agora que precisamos que ele venha convocado, querem fechar as portas da CPI”.

O deputado chegou a reproduzir no microfone um áudio de Cunha dizendo que iria à CPI “quantas vezes for necessário”, para convencer os colegas a convocá-lo a depor. A fala do presidente da Casa ocorreu em março, quando foi submetido às perguntas dos parlamentares sem que fosse necessário um requerimento para sua convocação.

Outros deputados pediram a palavra e defenderam a prorrogação da CPI, que seria a terceira. O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) questionou as acusações contra o presidente da Câmara, que é do mesmo partido. Ele tentou minimizar as acusações contra Cunha e voltar o foco aos administradores da Petrobras na época em que começou o esquema de corrupção na empresa.

“Ele não é um protagonista nesse processo, até porque na época não era presidente da Petrobras, do Conselho da Petrobras ou presidente da República. E a partir do momento em que o presidente da Câmara é escolhido como alvo principal, percebemos que tem algo estranho”, disse Marun.

O parlamentar, no entanto, não se opôs à prorrogação do prazo da comissão. “Não precisamos nos estender aqui num debate que vai acontecer no plenário. Se tiver faltando alguma assinatura, eu me disponho a assinar esse requerimento [de prorrogação da CPI]”.

No momento em que o deputado João Gualberto (PSDB-BA) pediu a palavra, os ânimos se exaltaram. Gualberto iniciou sua fala criticando o partido de Valente, que chamou de “partido auxiliar do PT”, acusando-o de não falar na suposta participação do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.

Nesse momento, Valente se exaltou e interrompeu o colega, aos berros: “Você não tem o direito de falar isso, não! O senhor cale a boca!”, disse, antes de ser acalmado pelo presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB). Após Gualberto concluir sua fala, Valente lembrou ter assinado requerimentos para convocação de pessoas envolvidas com o PT, como o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, e o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci.

A deputada Eliziane Gama (REDE-MA), reforçou a importância da convocação desses nomes: “O término da CPI sem ouvir o Okamoto, o Palocci, sem ter [a quebra do] sigilo bancário dessas pessoas, não teremos um relatório conclusivo. Faço meu apelo para que tenhamos a ampliação desse prazo e possamos ouvi-los”. O presidente da comissão, no entanto, explicou que outros depoentes só serão convocados em caso de prorrogação da CPI. Caso contrário, o depoimento de Bendine será o último antes da confecção do relatório final.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário