one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro do Tribunal de Contas da União (TC), Augusto Nardes

Imagem:

Compartilhar:

Nardes diz que viveu dias de muito tormento com relatoria das contas do governo

Criado em 07/10/15 23h19 e atualizado em 07/10/15 23h14
Por Marcelo Brandão Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, disse hoje (7) que a relatoria das contas de 2014 do governo federal lhe trouxe “muito tormento”. Nardes, que recomendou a rejeição das contas  e foi seguido por todos os ministros, em seu voto lembrou que recebeu ameaças e passou a andar com seguranças

“Nos últimos dias tive que me locomover com seguranças do TCU. Foi um momento de muito tormento para mim. Recebi e-mails de ameaças, a assessoria recebeu telefonemas muito contundentes de ameaças, dizendo que acabariam comigo”, disse o ministro em entrevista coletiva no TCU.

Ele lembrou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que se aposentou do em julho do ano passado, dez anos antes da idade limite de 70 anos para a aposentadoria compulsória. “Agora eu entendo porque o Joaquim Barbosa se aposentou. O momento é muito tenso e recebe-se uma pressão muito forte”.

Os últimos dias na vida de Nardes foram ainda mais intensos, após a Advocacia-Geral da União (AGU) pedir seu afastamento da relatoria do processo. O argumento era que Nardes havia manifestado seu voto publicamente antes da sessão ocorrida hoje, o que feria o direito ao contraditório.

O advogado-geral da União e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acusaram o ministro de “politizar” o processo. Após Adams ir ao TCU entregar o pedido se afastamento de Nardes, o ministro divulgou nota acusando o governo de tentar intimidá-lo .

Ao entrar no plenário para a sessão de apreciação das contas, Nardes foi aplaudido por uma plateia que incluía parlamentares de oposição. Ao final da sessão, um grupo de manifestantes contra o governo disparou fogos em comemoração. “Agora me sinto aliviado. Espero que possamos voltar à vida normal”, disse Nardes.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário