one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Compartilhar:

Para Renan, “insubordinação” levou à derrota da Instituição Fiscal Independente

Criado em 07/10/15 12h28 e atualizado em 07/10/15 12h29
Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) comentou a derrota que o substitutivo do senador José Serra (PSDB-SP) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 83/15), de autoria dele, que cria a Instituição Fiscal Independente (IFI), sofreu ontem (6) no plenário da Casa. O texto de Serra, com 14 emendas apresentadas à PEC, teve 40 votos, nove a menos que o necessário para ser aprovado.

“O que houve, na verdade, foi uma insubordinação no plenário, 19 votos [contrátrios] e um quórum baixo, mas não havia divergências não, pelo contrário. Há uma grande convergência [em torno da proposta]”, disse ressaltando que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy é defensor da proposta.

O objetivo da Instituição Fiscal Independente é ser um órgão auxiliar do Legislativo, com a função de acompanhar gastos e endividamentos públicos, além de calcular o impacto de todo projeto de lei que gere custos para o governo. Renan disse ainda que essa PEC é muito importante para o país. “Todo parlamento do mundo desenvolvido já tem essa instituição, que funciona exatamente nessas horas em que a questão fiscal tem que ser colocada acima de todos os interesses. Derrubado o substitutivo, nós vamos ter que votar a proposta original, mas isso é do processo legislativo”, disse Renan.

Com o substitutivo rejeitado, se for apresentado requerimento, o texto original da PEC, poderá voltar para novo exame da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ou ser reincluído na pauta de votações do plenário. Tudo depende do entendimento do presidente da Casa e dos líderes partidários, nos próximos dias.

Vetos

Sobre a sessão do Congresso marcada para hoje, com objetivo de analisar vetos da presidenta Dilma Rousseff a propostas que aumentam gastos do governo – como o que concede reajuste médio de 56% aos servidores do Judiciário (Veto 26/15) – Renan defendeu que a votação ocorra logo. “Acho que o papel de todos nós é trabalhar para que possamos hoje concluir a apreciação dos vetos. Nós estamos vivendo um momento complicado da vida nacional. Estamos saindo de uma fase de crescimento econômico para uma fase de recessão, com tudo que a recessão significa. Então é muito importante pensar nas pessoas, cuidar da nossa agenda, apreciar esses vetos. Acho que essa é a melhor demonstração de equilíbrio e responsabilidade que o Congresso Nacional deve dar”, afirmou.

Ontem, uma sessão do Congresso com a mesma finalidade foi encerrada por falta de quórum.

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário