one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rebaixamento da nota do Brasil já era esperado por parlamentares

Criado em 15/10/15 20h14 e atualizado em 15/10/15 20h36
Por Mariana Jungmann Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

No Congresso Nacional, o rebaixamento da nota do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch foi considerado algo que podia ser previsto. Tanto oposicionistas quanto governistas disseram que a decisão já podia ser prevista diante do quadro de instabilidade política e das dificuldades econômicas que o país vem enfrentando.

A Fitch rebaixou a nota do Brasil, mas manteve o grau de investimento. A nota passou de BBB para BBB-, com perspectiva negativa.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que o rebaixamento já era esperado e o atribuiu à incapacidade do governo de dar ao mercado sinais de que tem condições de reverter a situação ruim da economia.

“As contas do país vêm se deteriorando de forma extremamente grave. E o que é mais sensível a essas agências é a percepção de que o governo perdeu a capacidade de orientar, de sinalizar para uma agenda nova de retomada do crescimento, de controle da inflação e de reanimação da economia. Poucos indicadores que nos chegam vêm na direção contrária.”

Para o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), o país vive um momento de “descrédito e desânimo interna e externamente”, o que provoca esse tipo de reação do mercado financeiro. “O governo, por ter perdido a autoridade política e econômica, não consegue atrair a confiança de investidores. O único caminho que poderia reverter isso seria a mudança do comando do país, uma mudança de atitude”, afirmou.

Para os governistas, o rebaixamento da nota também já era esperado. No entanto, o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), culpou o Congresso por agravar a situação, impedindo a votação de matérias que poderiam ajudar a reverter o quadro econômico, como a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU), o projeto de repatriação de recursos irregulares no exterior e a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral, fala à imprensa no Congresso Nacional (Wilson Dias/Agência Brasil)

Delcídio: é hora de deixar disputas políticas de lado e discutir soluções para o país Arquivo/Agência Brasil

“Há um misto de instabilidade política que contamina a economia com medidas que precisam ser aplicadas e que ninguém tem previsão de quando serão adotadas”, disse Delcídio. “Com justa razão, as pessoas reagem, porque não estão vendo a consolidação de um programa de aprovação de projetos que são fundamentais para o país em 2016.”

Na opinião de Delcídio, é hora de os parlamentares deixarem as disputas políticas de lado e “sentarem à mesa” para discutir soluções para o país, retomando uma agenda de reação para que a situação econômica melhore.

“Não podemos ficar pautados até o fim do ano com julgamento do Tribunal de Contas da União, julgamento do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], julgamento do STF [Supremo Tribunal Federal]. Nossa política já está tão judicializada, parece que ela piora a cada ano. Temos de apresentar para a população fatos concretos, e nós temos condição de apresentar muitas coisas que vão revigorar e estabilizar a economia”, afirmou.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário