one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Relator diz que projeto sobre aborto não atinge casos em que ato é permitido

Criado em 01/10/15 20h34 e atualizado em 01/10/15 21h38
Por Aline Leal Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o relator do Projeto de Lei 5069, Evandro Gussi (PV-SP), disse que o dispositivo, se for aprovado, não vai alterar as situações em que o aborto não é punido por lei.

O projeto, originalmente assinado pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e com substitutivo do relator, criminaliza o “induzimento, instigação ou auxílio ao aborto”. As penas seriam mais pesadas para profissionais de saúde.

Para a deputada Érica Kokay (PT-DF), o projeto é muito amplo e traz insegurança jurídica para os profissionais que informarem as mulheres sobre seus direitos em caso de gravidez após estupro ou de risco de vida para a gestante. ”Os profissionais de saúde vão se sentir inseguros ao apoiar as pessoas. Nós temos a construção de uma legislação que não diz o que se pode considerar instigar, induzir, deixa tudo em aberto”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) disse que o projeto é inconstitucional, por penalizar atos legais. “O projeto é completamente inadequado para as mulheres, para os profissionais de saúde. Ele penaliza indevidamente enfermeiros, médicos, farmacêuticos. Até a prescrição de um remédio pode ser alvo de pena, algo que não podemos concordar.”

O relator do projeto diz que o dispositivo está de acordo com as leis vigentes. “O projeto quer criminalizar as pessoas que induzam de maneira fria e calculista a mulher a praticar o aborto, essa sim é vítima”, afirmou Gussi. O relator complementou que o projeto não toca na questão da pílula do dia seguinte, já que esta é vendida livremente, sem necessidade de receita médica.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário