one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Advogados de Delcídio estudam apresentar pedido de habeas corpus

Criado em 27/11/15 13h22 e atualizado em 27/11/15 15h14
Por Pedro Peduzzi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Os advogados de defesa do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) estudam apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de habeas corpus para liberação do parlamentar. O defensor do senador, Maurício Leite, está na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para conversar com seu cliente.

A assessoria do senador informou à Agência Brasil que a defesa  ainda não definiu um prazo para entrar com o habeas corpus pedindo que o senador seja solto, e que, neste momento, os advogados estão “estudando o processo e suas peças para discutirem com o cliente o melhor momento para apresentar o pedido”. Com isso, a expectativa é que o senador passe o fim de semana na superintendência, onde deverá receber a visita da esposa Maika do Amaral Gomez.

O senador está detido em uma sala administrativa adaptada da superintendência desde quarta-feira (25), por determinação do STF.  

A Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou o pedido de prisão, diz que o senador tentou atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato ao tentar dissuadir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de firmar um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal. Em gravações, o senador ofereceu R$ 50 mil mensais para a família de Cerveró e um plano de fuga para que ele deixasse o país pelo Paraguai em direção à Espanha. O ex-diretor está preso em Curitiba.

Segundo a Polícia Federal, Delcídio teve uma noite tranquila e dormiu por volta das 23h. Na noite de ontem (26), o senador, que tem diabetes, optou por jantar a comida fornecida pela PF. Delcídio conversou brevemente com alguns policiais sobre matérias veiculadas na imprensa à respeito de sua prisão. À Agência Brasil, policiais relataram que o senador tem se mostrado uma pessoa “gentil, simples e educada".

Depoimento

Em depoimento prestado ontem (26), na Superintendência da PF, Delcídio do Amaral negou ter tentado obstruir as investigações da Operação Lava Jato. A oitiva durou quase quatro horas e, segundo a defesa do senador, ele respondeu a todas as perguntas e esclareceu o episódio no qual é acusado de obstruir a Justiça.

“Ele não tentou obstruir a investigação. Foi tudo esclarecido no depoimento que ele prestou”, disse o advogado Maurício Leite, durante entrevista a jornalistas que aguardavam o resultado do depoimento.

O depoimento foi conduzido pelo delegado Thiago De Lamare, que atua na força-tarefa da Lava Jato, e foi acompanhado por dois procuradores da República e dois advogados do senador. Durante o depoimento, o delegado mostrou as gravações feitas pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, que serviram de embasamento para o pedido de prisão do parlamentar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário