one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Comissão aprova projeto que permite ao MP participar de acordos de leniência

Criado em 04/11/15 20h33 e atualizado em 04/11/15 20h40
Por Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (4) projeto de lei que institui a participação do Ministério Público nos acordos de leniência firmados pelo Poder Executivo com empresas privadas que são acusadas de corrupção.

Os acordos atualmente são conduzidos por órgãos como a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) para que empresas envolvidas em atos ilícitos colaborem e tenham as punições reduzidas, conforme previsão da Lei Anticorrupção.

Pelo substitutivo do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) ao projeto de lei do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o MP deverá ser comunicado desde o início sobre a criação da comissão que vai tratar do acordo e participará dos termos que serão acordados.

Assim, o MP poderá propor isoladamente acordos de leniência, quando o caso já estiver na esfera judicial, ou trabalhar em conjunto com a AGU, o órgão lesado ou outro órgão representante dos interesses da União. O texto aprovado também amplia a possibilidade de benefícios do acordo, que atualmente se restringem à esfera administrativa, para a esfera penal.

O prazo de prescrição para adesão dos envolvidos nos eventuais crimes aos acordos também foi ampliado de cinco para dez anos e as empresas que fizerem os acordos poderão ser mantidas participando de processos licitatórios e contratos com a administração pública.

O texto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Editor Nádia Franco
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário