one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo

Imagem:

Compartilhar:

Comissão arquiva denúncia contra Cardozo por pedido de suspeição de Nardes

Criado em 23/11/15 21h10 e atualizado em 23/11/15 21h35
Por Paulo Victor Chagas Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A Comissão de Ética da Presidência da República (CEP) decidiu arquivar denúncia contra o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, feita pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), por causa das declarações de Cardozo, em entrevista coletiva, propondo a suspeição do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, relator das contas do governo em 2014.

A comissão, que se reuniu hoje (23), decidiu que o ministro da Justiça não violou conduta ética ao posicionar-se favoravelmente à suspeição de Nardes, que teria revelado antecipadamente o seu voto pela rejeição das contas do governo de 2014. De acordo com o voto do conselheiro da comissão Mauro Menezes, que foi seguido pelos demais integrantes, Cardozo agiu no “pleno e regular exercício de suas competências institucionais” ao expressar um entendimento específico do governo.

“Ele não fez nenhuma ofensa ao ministro [Nardes]. Apenas defendeu a posição da AGU, que era a posição do governo ao qual ele serve”, disse o presidente da CEP, Américo Lacombe, após a reunião. “Eu, como advogado, entrava com suspeição contra juízes várias vezes”, complementou.

No entender da comissão, cabe ao ministro da Justiça prestar assistência ao presidente da República e, durante a entrevista concedida, Cardozo não disse nada que diminuísse a honra ou a qualidade do trabalho técnico de Nardes. Na última reunião do colegiado, em outubro, os conselheiros também optaram por arquivar denúncia protocolada contra o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, pelo mesmo motivo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário