one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Empréstimo do BNDES não evitou demissões na Usiminas, diz diretor da companhia

Criado em 26/11/15 14h52 e atualizado em 26/11/15 14h55
Por Da Agência Brasil* Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília - O diretor presidente da siderúrgica Usiminas, Rômel Erwin de Souza, depõe na CPI do BNDES. (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Mercado externo é a saída, porque o mercado interno acabou, diz Rômel Souza na CPI do BNDESAntonio Cruz/ABr

O empréstimo no valor total de R$ 2,3 bilhões, concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à Usiminas nos anos de 2006 e 2011, não foi suficiente para evitar os impactos da crise econômica na siderúrgica e evitar a demissão de 4 mil trabalhadores, disse hoje (26) o presidente da companhia, Rômel Erwin de Souza.

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, Souza afirmou que a atual situação econômica é pior do que a vivida pelo país em 2008, com queda maior do mercado interno e crescimento da produção chinesa. “O mercado externo é a saída porque o mercado interno desabou”, disse Souza, ao destacar que, desde o início do ano, o Instituto Aço Brasil está negociando com o governo medidas de incentivo à exportação e barreiras econômicas ao aço produzido na China. “Se essas medidas tivessem sido adotadas antes, as demissões poderiam ter sido evitadas.”

Segundo Souza, com a atual situação, a saída encontrada pela empresa para minimizar impactos ainda maiores foi paralisar a unidade de produção de aço da empresa em Cubatão, São Paulo, o que resultou na demissão de 4 mil trabalhadores. Souza explicou que as demissões foram adotadas para preservar 16 mil empregos gerados pela companhia.

O deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP), autor do requerimento para ouvir Souza e o presidente do Conselho de Administração da Usiminas, Marcelo Gasparino da Silva, que também esteve na CPI na manhã de hoje, destacou que a China tem um excedente de 400 milhões de toneladas de aço e vende o produto a preços baixos no mercado internacional.

Parlamentares de oposição rebateram o argumento usado na defesa de medidas protecionistas afirmando que o problema está concentrado na paralisação da economia brasileira.

*Com informações da Agência Câmara

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário