one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma Rousseff

Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Compartilhar:

Entenda como vai funcionar o rito de impeachment no Congresso

Criado em 18/12/15 11h58 e atualizado em 22/03/16 11h20
Por Noelle Oliveira e Líria Jade* Edição:Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

O Supremo Tribunal Federal (STF) votou em 16 de março pela manutenção do rito definido pelo próprio tribunal em dezembro de 2015 para o processo de impeachment deflagrado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contra a presidenta Dilma Rousseff. A maioria dos ministros do STF rejeitou os recursos movidos pelo presidente da Câmara, que tentavam mudar o rito do impeachmentDe acordo com decisão do STF, a votação para eleição da comissão especial do impeachment na Câmara deve ser aberta e sem chapas avulsas. Assim, fica invalidada a eleição da chapa alternativa feita por voto secreto no dia 8 de dezembro na Câmara. 

Ainda de acordo com o Supremo, o Senado tem autonomia para decidir sobre a continuidade do processo, caso o mesmo chegue até a Casa. Nesse entendimento, a Câmara dos Deputados apenas dá a autorização para a abertura do processo de impeachment, cabendo ao Senado fazer juízo inicial de instalação ou não do procedimento.

 Para ser aberto, o processo de impeachment precisa ser aprovado por dois terços dos deputados (342 dos 513). De acordo com as regras definidas, a comissão do impeachment deverá ser composta por 65 deputados. Cabe a ela elaborar um parecer sobre a abertura ou não do processo. O parecer deverá ser votado pela comissão e depois submetido ao Plenário da Câmara.

A decisão também rejeitou a possibilidade voto secreto na eleição da comissão especial do impeachment e reafirmou a possibilidade de o Senado barrar a abertura de um processo de impeachment.

No julgamento da maioria dos ministros, a presidenta Dilma Rousseff não tem o direito de apresentar defesa prévia antes da decisão individual do presidente da Câmara. Assim, a presidenta deverá se manifestar apenas ao fim de cada etapa do processo.

A Corte também determinou que o acolhimento do processo de impeachment na votação do Senado será por maioria simples dos 81 senadores e que o afastamento da presidenta da República ocorra, apenas, se o Senado abrir o processo. Anteriormente, os parlamentares trabalhavam com com o possível afastamento automático de Dilma caso o processo passasse pela Câmara. Com a decisão do Supremo, o processo de impeachment voltará a tramitar imediatamente na Casa.

Confira o caminho que será percorrido pelo processo de impeachment, após mudanças julgadas pelo STF:

*Com informações do STF e da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário