one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Compartilhar:

Acompanhe ao vivo: Senadores debatem mudanças da partilha do pré-sal

Criado em 24/02/16 18h18 e atualizado em 24/02/16 18h20
Por Patrícia Oliveira Fonte:Agência Senado

Senadores retomaram na sessão desta quarta-feira (24) a discussão do projeto de José Serra (PSDB-SP) que muda a participação da Petrobras no pré-sal. Os defensores da proposta (PLS 131/2015) voltaram a destacar as dificuldades financeiras atuais da empresa, sem condições de investir como operadora única nos campos de águas profundas para exploração de petróleo e gás natural. Os opositores ao projeto afirmam que a iniciativa resultará na entrega das riquezas do Brasil ao controle das multinacionais.

Confira ao vivo

 

— Vamos entregar o filé mignon por uma dívida que nós podemos administrar? — questionou a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), que defendeu a aceleração dos investimentos nos campos do pré-sal licitados e já concedidos para a geração de royalties.

A importância estratégica da Petrobras para o Brasil também foi destacada pelo senador Dario Berger (PMDB-SC), que entendeu a necessidade de proteger a estatal em momento de redução no preço do barril do petróleo.

Serra voltou a afirmar que seu projeto alivia a Petrobras de uma obrigação com a qual ela não pode mais arcar. O texto revoga a obrigação de a empresa participar com pelo menos 30% na exploração do pré-sal, como prevê a lei atual. No entanto, mantém a preferência da estatal nas operações.

— O problema é financeiro. Logo estaremos aqui com a necessidade de nova capitalização da empresa com dinheiro do contribuinte — afirmou.

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) atribuiu o “sucateamento” da empresa ao PT, o que gerou uma dívida de R$ 500 bilhões. Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse estar preocupado com a situação dos trabalhadores do setor que estão desempregados e com a necessidade de receita para estados e municípios.

Para discutir a matéria, que tramita em regime de urgência, no início da tarde já estavam inscritos mais de trinta senadores. Emendas ainda podem ser apresentadas ao relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Após a deliberação do projeto no Plenário do Senado, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário